123
deixando muito a desejar, eu acho que deveria ter
mais incentivo pela parte deles, eu acho que é
muito, muito, muito...” PF 04
“Olha, há sempre assim um incentivo de que a
gente esteja tendo esse olhar mais cuidadoso né,
nas disciplinas de prática a presença bastante
constante da coordenação, nas atividades
desenvolvidas, agora acho que tem coisas que não
dependem só da coordenação né, e sim da própria
estrutura da universidade né.” PF 05
“(silêncio) Eu tenho que responder??? (silêncio) O
coordenador do curso é o discurso dele, o incentivo
ao ensino com pesquisa, é o discurso dele que agora
nós definimos as linhas de pesquisa de não sei o
que, não sei o que, não sei o que....é o discurso do
nosso coordenador, esse é o discurso dele. (...)
talvez ele também não receba as condições
necessárias, mas é...esse é o discurso dele, da
preocupação maior, o discurso do coordenador é
essa, a preocupação maior dele é desenvolver um
ensino com pesquisa, com certeza a nível de
discurso ele tem muito, ele incentiva....” PF 06
O curso de
Pedagogia
• Não há outra
forma de fazer
a formação
senão por esse
caminho
investigativo,
da pesquisa.
• Está
começando a
engatinhar na
pesquisa.
• Precisa ter
mais reuniões
pedagógicas
para
aprofundar
mais essas
questões.
• Tem algumas
dificuldades
na
aprendizagem
, quanto a
desenvoltura
no processo
“Eu acho que o curso de Pedagogia, eu to
convencida que não há uma outra forma de você
fazer a formação docente se não for por essa...esse
caminho investigativo, da pesquisa. Nós temos que
ter clareza que nós não estamos formando uma
pesquisadora, um pesquisador, mas estamos
contribuindo pra que a pessoa tenha essa prática
investigativa, que ela tenha esse espírito, esse olhar
apurado, esse olhar mais detalhado, mais afinado,
que ela saiba fazer uma observação, que ela saiba
registrar a prática dela, que ela saiba discutir a
prática dela, que isso é muito importante né,
discutir é dizer o porquê que eu faço, fundamentar
porque que se faz isso, saber explicar e saber
levantar questões problemas da sua prática, outras
soluções.” PF 01
“Eu estou aqui na Pedagogia há 14 anos, então eu
posso dizer sem medo de errar que em algum
momento houve aquela preocupação de se trabalhar
a questão da pesquisa, não, não houve a questão de
pesquisa. Então era assim, era a disciplina, então a
gente se preocupava em atender a formação desse
professor, formar um bom professor, que seria ele
ter uma consciência crítica do conteúdo a ser