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aumentar e diminuir a velocidade à medida desejada. Inicialmente, o compressor era levado
a sua velocidade nominal, 60 hertz, para que o sistema entrasse em regime permanente. Ao
constatar que todos os parâmetros estejam estáveis, por exemplo, pressões de sucção e
descarga do compressor, verificação do visor da linha de líquido, operação da válvula de
expansão, verificação do grau de superaquecimento, garantindo que refrigerante no estado
líquido atinja o compressor. Além de verificar a tensão e corrente elétrica nominal, que não
deve exceder o valor máximo indicado na placa do compressor, há a necessidade de
sempre observar, neste tipo de compressor trifásico, se as correntes das três fases estão
balanceadas.
Entretanto, durante os primeiros ensaios, operando com a freqüência nominal fixa em
60 Hz, utilizando o compressor hermético da marca Hitachi e pelo tempo de utilização (mais
de 20 anos), observou-se uma série de dificuldades, por exemplo, falta da capacidade de
refrigeração, um elevado consumo de corrente na ordem 17,2 A, com o consumo de
potência da ordem de 3,71 kW. Tal valor se aproxima do limite máximo de corrente e
potência, o que pode danificar o variador de freqüência, além de gerar curtos circuitos que
podem afetar os demais dispositivos eletrônicos. Nessas condições, o sistema não
apresentou boas condições de operação, como por exemplo, apresentando um grau de
superaquecimento muito elevado, de 34,7
°C, e não conseguindo atingir a condição de
saturação na saída do condensador, ou seja, não havendo sub-resfriamento, como pode ser
observado na figura 5.2a. Assim, não é possível realizar o balanço de energia no sistema,
pois na saída do condensador o refrigerante ainda se encontra na região de mudança de
fase.
Devido a essas dificuldades, optou-se, então, por técnicas de ajuste do ponto ótimo de
operação para ciclos de compressão a vapor. Duarte et al (1998), desenvolveu uma
metodologia aplicável a sistemas onde o estado do refrigerante não esta bem definido, erro
na carga do refrigerante, instalações complexas e diferentes parâmetros que tem influência
neste tipo de sistema. Tais técnicas foram executadas no presente trabalho e se
acrescentou 0,3 kg de refrigerante R-22, fechou-se à válvula de expansão e a vazão de
água no evaporador foi aumentada. Os resultados, após as mudanças e calibrações como
metodologia para ajustar ao ponto ótimo de operação apresentaram uma “leve” melhora,
especialmente, no aparecimento de um certo grau de sub-resfriamento, como pode ser
observado na figura 5.2b. Lamentavelmente o compressor não suportou as condições
impostas de operação, começou a incrementar o ruído, o que levou a estragar por completo,
entrando em curto circuito e gerando um alto pico de corrente na ordem dos 24 A, travando
o mesmo por completo. Na retirada do compressor da bancada, verificou-se que o óleo de
lubrificação se apresentava num estado totalmente escuro e com impurezas, típico de muito