114
[58] FLORES, M.L.P., VICARI, R.M., 2005, “Inteligência artificial e o ensino com
computador”, Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS, v. 3, n. 1
(Mai), pp. 12-24.
[59] BUGAY, E.L., 2006, O modelo AHAM-MI: Modelo de hipermídia adaptativa
utilizando inteligências múltiplas. Tese de D.Sc., UFSC, Florianópolis, SC,
Brasil.
[60] RESSLER, S., 1994, Applying virtual environments to manufacturing. In: NISTIR
5343, NIST, Gaithersburg, Maryland.
[61] CAMPELO, D., 2006, Modelo para gerenciamento remote de falhas em
arquiteturas de ambientes virtuais em redes, Dissertação de M.Sc., UFC,
Fortaleza, CE, Brasil.
[62] CAMELO, M.A., 2001, Ambiente em realidade virtual para usuários de educação
à distância: Estudo de viabilidade técnica. Dissertação de M.Sc., UFSC,
Florianópolis, SC, Brasil.
[63] WILSON, J.R., EASTGATE, R.M., 2002, “Structured development of virtual
environments”. In: Kay M. Stanney, Handbook of Virtual Environments,
1ed., capítulo 17, Nottingham, UK, CRC.
[64] PINHO, M.S., KIRNER, C., 1998, Uma Introdução à Realidade Virtual. Escola
Regional de Informática, Sociedade Brasileira de Computação. Disponível
em:<http://grv.inf.pucrs.br/Pagina/TutRV/tutrv.htm>Acesso em:7 Out 2007.
[65] PINHO, M.S., 2000, “Interação em ambientes tridimensionais”. III Workshop de
Realidade Virtual,Gramado, Porto Alegre, RS, 16-18 Outubro.
[66] REBELO, I.B., 2004, Proposta de uma ferramenta de verificação dos
procedimentos de interação em sistemas de realidade virtual. Tese de
D.Sc., UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.
[67] BOWMAN, D.A., GABBARD, J., HIX, D., 2001, Usability evaluation in virtual
environments: classification and comparison of methods. In: Technical
Report TR-01-17, Computer Science, Virginia Tech, Virginia.
[68] BOWMAN, D.A., KRUIJFF, E., LAVIOLA, J., et al., 2000, "3D User interface
design: fundamental techniques, theory, and practice". ACM SIGGRAPH
2000, New Orleans, Louisiana, USA, 23-28 Jul.
[69] BOWMAN, D.A., KRUIJFF, E., LAVIOLA, J., et al., 1999, "The art and science
of 3D interaction". ACM Symposium on Virtual Reality Software and
Technology, London, England, 20-22 December.