88
EDWARDS, Verônica. Os sujeitos no universo da escola: um estudo etnográfico
no ensino primário. São Paulo: Editora Ática, 1997.
FERRETTI, CELSO J. Educação/Trabalho. Cadernos de Pesquisa, 2000,São Paulo
(SP), p.75-86.
GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
(Coleção Ciências sociais da educação).
HARGREAVES, Andy; EARL, Lorna; RYAN, Jim. Educação para mudança:
recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
JULIÁ, Dominique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In:
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs). Disciplinas e Integração
Curricular: Histórias e Políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
KRASILCHICK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU:
Editora da Universidade de São Paulo, 1987. (Temas básicos de educação e ensino)
KRASILCHICK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências.
Revista São Paulo em Perspectiva. Vol.14 n
o
.1 São Paulo jan/mar. 2000.
KUENZER, Acacia Zeneida. High school now is for life: among what's intended,
what's said and what's done. Educação & Sociedade, 2000, vol.21, n. 70, ISSN
0101-7330.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Encontro de química e conhecimento cotidiano.
Versão ampliada do trabalho apresentado, sob a forma de painel, na Divisão de
Ensino de Química da XX Reunião Anual da SBQ, Poços de Caldas, maio de 1997.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Identidades pedagógicas projetadas pela
reforma do ensino médio no Brasil. In:Moreira, A.F. & Macedo, E. Currículo,
práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto, 1999 , p.93-118.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Competências na organização curricular da reforma
do Ensino Médio. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 1-20,
2001.
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de
contextualização. Educ. Soc., Campinas, vol.23, n.80, setembro/2002, p.386-400.
Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Parâmetros curriculares para o ensino médio:
quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, Alice Casimiro;
MACEDO, Elizabeth (orgs). Disciplinas e Integração Curricular: Histórias e Políticas.
Rio de Janeiro: DP&A, 2002.