1
SUMÁRIO
AGRADECIMENTOS
................................................................................................
.v
RESUMO
..................................................................................................................
vi
ABSTRACT
.............................................................................................................
vii
SUMÁRIO
..................................................................................................................
1
Lista de Figuras, Gráficos, Quadros e Tabelas
.....................................................
2
INTRODUÇÃO
...........................................................................................................
3
1 REVISÃO DA LITERATURA
..................................................................................
7
1.1 O ensino de língua estrangeira e o papel das Estratég
ias de Aprendizagem
..
7
1.2 As estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da competência
comunicativa
.............................................................................................................
13
1.2.1 Estratégias diretas
....................................................................................
15
1.2.1.1 Estratégias de cogniç
ão
.....................................................................
15
1.2.1.2 Estratégias de compensação
.............................................................
18
1.2.2 Estratégias indiretas
.................................................................................
20
1.2.2.1 Estratégias de metacognição
.............................................................
20
1.2.2.2 Estratégias de
afetividade
..................................................................
23
1.2.2.3 Estratégias de socialização/interação
................................................
24
1.3 Resultados fornecidos pela pesquisa em Lingüística Aplicada sobre o uso de
estratégias de aprendizagem
...................................................................................
26
1.4 A Era Pós-
Método: novas concepções no ensino de línguas
.........................
30
1.4.1 Métodos, abordagens de ensino de língua estrangeira
............................
31
1.5 Princípios e propostas do Pós
-Método
...........................................................
33
1.6 Princípios da Instrução Baseada no Conteúdo e da Abordagem Participativa
40
2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
.............................................................
45
2.1 Universo da pesquisa
......................................................................................
45
2.2 Fases de o
bservação e atividades desenvolvidas durante a pesquisa
...........
46
2.3 O inventário utilizado
.......................................................................................
48
2.4 Estudo
-
Piloto: iniciando a construção de uma metodologia de pesquisa
........
49
2.4.1 Estratégias de Aprendizagem identificadas no Estudo-
Piloto
......................
50
2.4.2 O uso de Estratégias de Aprendizagem e o contexto de aprendizagem
......
51
2.5 Problemas na identificação das Estratégias de Aprendizagem
......................
51
2.6 Procedimentos de análise e interpretação
......................................................
53
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
............................................................................
55
3.1 Um panorama geral das turmas observadas
..................................................
57
3
.1.1 Primeira fase de observação
–
Turma 1
...................................................
57
3.1.2 Segunda Fase da Observação
-
Turma 2
................................................
61
3.2 Comparação do uso de Estratégias de Aprendizagem entre as turmas
observadas
...............................................................................................................
65
3.3 Produtividade das Estratégias de Aprendizagem mais recorrentes
................
70
3.4 Atuação do professor e a implementação de Estratégias de Aprendizagem
..
81
3.5 Relação entre o uso de Estratégias de Aprendizagem e o desempenho dos
alunos das turmas observadas
.................................................................................
87
3.5.1 O uso de Estratégias de Aprendizagem e o desempenho dos alunos da
Turma 1
.............................................................................................................
87