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de “Problemas de Física” que se traduzem em exercícios matemáticos com
respostas prontas. Isso tem relevância na medida em
... que as estruturas curriculares se valem dos livros didáticos para se
organizarem. A opção de tal e tal livro didático determinará, a
princípio, a constituição das disciplinas que assumem seu espaço
curricular, (...). Mesmo que o discurso didático do professor seja
amplo, abrangente e propicie contextualizações, em geral, ele fará
uso de exercícios e problemas do livro didático e sua avaliação terá
como base a literatura disciplinar do livro adotado. É importante
lembrar que os livros didáticos dirigidos ao Ensino Médio refletem o
mesmo enfoque disciplinar presente no meio universitário, levando
os professores a consolidarem, na sua prática pedagógica, o estilo
reprodutivista e disciplinar (...) Os currículos de Física nos cursos de
graduação também colaboram para a manutenção do conhecimento
físico ensinado nos moldes ditados internamente pelas disciplinas
(...) Certamente este indicador pode ser estendido, sem muitas
ressalvas, à maioria dos cursos de formação de professores de
Física e para a maioria das licenciaturas em ciências. O peso de uma
tradição disciplinar, historicamente constituída, se impõe fortemente
aos currículos dos cursos universitários, (...) (PIETROCOLA, ALVES
e PINHEIRO, 2005, p. 6-7).
Nessa perspectiva, conforme (Garcia, Rocha e Costa, 2001, p.138) “ ... via
de regra, os conteúdos acabam por ser desenvolvidos como se estabelecessem
relações com eles mesmos, sendo desconsideradas as diversas relações com
outros tópicos da própria Física e de outros campos de conhecimento”. Essa prática
pedagógica não permite aos estudantes a compreensão de que a ciência é uma
construção humana, com todas as implicações que isso possa ter, inclusive os erros
e acertos decorrentes das atividades humanas, levando-os
... a ter uma idéia distorcida do que é Física e quase sempre ao
desinteresse pela matéria. Os estudantes devem ser levados a
perceber que os modelos dos quais os pesquisadores lançam mão
para descrever a natureza são aproximações válidas em
determinados contextos, mas que não constituem uma verdade
absoluta. Muitas vezes idéias como as de partícula, gás ideal, queda
livre, potencial elétrico e muitas outras são apresentadas sem
nenhuma referência à realidade que representam, levando o
estudante a julgá-los sem utilidade prática. Outras vezes
modelos
como o de um raio luminoso, de átomo, de campo, de onda
eletromagnética, etc., são apresentados como se fossem entes reais
(ÁLVARES, 1991,p.42).
Ainda de acordo com Álvares, (1991, p.25), essa Física não permite ao
aluno o acesso à compreensão conceitual e ao formalismo próprio deste campo de