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As mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares de 1996 e os
movimentos e inquietações que são perceptíveis no Estudo do Currículo de 2000,
sedimentam-se em 2004 nas
Diretrizes Municipais de Educação – História
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, que
a concebe como construção na e pela prática social em tempos e espaços plurais,
pressupondo que ela é feita por diferentes sujeitos e classes sociais. O diferencial
está no objeto de estudo da História, que passa a priorizar as investigações em
torno da experiência humana no tempo, para subsidiar o ensino de história, cuja
finalidade é ensinar o aluno a pensar historicamente para formação da
consciência histórica, onde o aluno é entendido como sujeito da própria história,
partindo daquilo que é significativo para sua vida em sociedade, levando-se em
consideração o que ele pensa, sabe e se preocupa, bem como a sua participação
na realidade social (p. 78).
No documento, o aluno é visto como uma criança ou um jovem, inserido
socialmente numa cultura infanto-juvenil urbana, ruurbana ou rural, para quem
uma das contribuições fundamentais da escola é a
construção ou reconstrução de
sua identidade, num mundo em que a globalização provoca efeitos perversos na
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PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA/Secretaria Municipal de Educação. Diretrizes
Municipais de Educação
. Araucária, 2004. Neste documento são referenciados todos os
professores e pedagogos que de alguma forma participaram dos estudos, análises e escrita. Ao
todo são 1.067, dentre eles constam os nomes dos seguinte professores de História: Lindamir
Zeglin Fernandes (coordenadora da Área), Alamir Muncio Compagnoni, Alfeo Luiz Cappellari,
Alfredo Luís Nette, Andréa Vorenkoff Ormenez, Aurora Aparecida Antunes Miranda, Clari
Elizabeth Thoele, Crisitane Perretto, Elenice Elias, Evaristo Pitágoras Boeira de Souza, Gilca
Silveira Fiúza, Helena Lima Weber Pereira, Hélio Antonio Caetano, Henrique Rodolfo Theobald,
Ivete Coelho Moreira, Jair Fernandes dos Santos, Joceli de Fátima Tomio Arantes, Kátia Silene
Godoi dos Santos, Leida Regina Tiblier, Leôncio Batista Portes, Marcos Rogério Gonçalves, Maria
Catharina Nastaniec de Carvalho, Maria da Glória de Oliveira, Marlene Terezinha Grendel, Matilde
Gawlak Rossi, Neide Teresinha Nóbrega Lorenzi, Nilcéia Alves de Freitas Gavronski, Rafael de
Jesus A. de Almeida, Rosalia Maria Ptok O. Martins, Sergio Pin. Além desses professores
participaram professores de pré q 4ª séries e pedagogos, de difícil nominação, bem como nem
todos os professores de história nominados podem ter participado dos estudos e análises de
História, pois alguns atuavam em coordenações de Centros de Educação Infantil, podendo ter
participados de autras áreas ou mesmo da área da educação infantil. Consultoria de Profª Drª
Maria Auxiliadora Schmidt, da UFPR.