fazer musical e da apreciação legítima e profunda da música e se utilizem dela como
fonte de desenvolvimento e crescimento. Sem qualquer forma de exclusão" (ibid, p.
33). Nesse mesmo sentido, Flora (EI) busca despertar em seus pares,
[...] que eles entendam o que é uma aula de música, porque os professores
ainda não têm essa idéia, infelizmente muitos ainda não tem, mas já tem
muita gente sabendo só que falta por em prática. [...] Geralmente as
pessoas tem receio de alguma coisa nova, receio de colocar em prática,
mas como professores, eles tem que dar a oportunidade de as crianças
conhecerem isso também, porque isso vai fazer muita diferença
futuramente, como eu nunca tive, estou tentando proporcionar para essas
crianças agora, e que talvez possam ser grandes músicos futuramente, a
gente nunca sabe! Mas ao menos dar essas vivências às crianças e aos
professores, mostrando para eles o que realmente a música pode
representar, o que ela é realmente! (FLORA, CEn, EI, p. 57).
Do desejo de mudança sobre unidocente, música e escola, Cora (EI)
comenta, "[...] com certeza, que há muitas mudanças a serem feitas!" (CEn, EI, p.
25). Existe uma necessidade eminente, principalmente ainda hoje, de acordo com
Souza et al. (2002) "[...] de conceber a educação musical como uma área científica
do conhecimento" (ibid, p. 23). Cora (EI) complementa que há a ausência,
Em primeiro lugar, de uma discussão, porque as pessoas ainda não
compreendem a música como área do conhecimento, até mesmo quando
eu fazia trabalhos musicais com as crianças, a professora dizia ”Ah que
coisa mais linda, vamos fazer uma apresentação!”. Já fica essa idéia de
apresentação, porque tem reunião com os pais, e outras coisas. A música e
as artes são entendidas como distração, é essa a finalidade, se eu faço
algum trabalho com artes com eles, que também esta ligado ao potencial
artístico, tem que expor, porque isto é bonito para apresentar, para expor.
Então eu acredito que os professores devem se informar mais, ler mais,
fazer cursos. Acredito que deveriam fazer mais cursos de formação. Porque
na verdade o que tu encontras muito são seminários que falam de
educação e oficinas sobre música. São poucos os cursos, ao menos aqui
mais próximos, que falam sobre música. Deveria ter mais uma
conscientização por parte dos professores, do valor da música enquanto
uma área, porque a partir de uma concepção, que eu sei que a música é
uma área, que eu vou buscar subsídios para trabalhar a música. porque
como matemática, ninguém faz curso de metodologia para aprender a fazer
cálculos de matemática. Até tem, mas não é tanto, mas as pessoas sabem
que a matemática é uma área do conhecimento, então elas buscam
atividades para trabalhar esta área. Então eu acredito que deveria haver
uma conscientização dos professores, em relação à discussão musical. E
daí eles vão buscar, porque não adianta fazer a oficina prática, porque eles