Quadro 02: INDICADORES URBANÍSTICOS DOS ASSENTAMENTOS ANALISADOS NA
PESQUISA EM QUESTÃO
ÁREA OCUPADA
(3)
ÁREA DO
LOTE
MÍNIMO
(1)
(m
2
)
ÁREA DO
LOTE
PADRÃO
(
2)
(m
2
)
MÍNIMA
(m
2
)
MÁXIMA
(m
2
)
TESTADA
MÍNIMA
(4)
(m)
T.O.
(
5)
(%)
TAXA
DE
ÁREA
LIVRE
(6)
(%)
TAXA DE
ÁREA
INSTITUC.
(7)
(%)
LARGURA
VIA
MÍNIMA
(8)
(m)
CAPIM 40,0 80,0 3,50 120,0 1,7 80 1,4 0,1 1,5
DUNAS II 27,0 200,0 4,0 460,0 3,4 50 27,9 0,4 1,8
JARDIM
OLIVÂNDIA
40,0 90,0 20,0 370,0 3,4 40 16,9 0,8 2,2
LAGOA DO
GENGIBRE
15,0 40,0 6,0 140,0 2,2 100
30,0 0,0 0,8
PALMEIRAS
55,0 180,0 20,0 350,0 3,0 55 7,6 7,4 3,0
PARQUE
UNIVERSAL
50,0 300,0 12,0 350,0 3,5 80 3,5 2,8 2,3
PRE-9 40,0 125,0 40,0 1.300,0 5,0 55 0,0 0,0 2,0
ROSALINA 50,0 130,0 25,0 290,0 5,0 70 7,0 0,0 3,0
CAÇA E
PESCA
32,0 78,0 12,0 320,0 4,0 75 70,0 0,0 1,1
BOA
ESPERANÇA
45,0 185,0 25,0 460,0 3,0 70 16,7 4,0 3,0
LAGOA DA
ZEZA
40,0 120,0 3,50 150,0 3,5 90 5,3 0,0 3,0
MOURA
BRASIL
30,0 85,0 27,0 620,0 3,5 75 7,7 5,9 2,0
PIRAMBU 30,0 120,0 10,0 1.400,0 7,0 80 0,5 1,3 2,0
SERVILUZ 30,0 120,0 15,0 315,0 2,8 90 0,6 1,4 2,0
MÉDIA 37,4 132,3 15,9 474,6 3,6 72,1
13,9 1,72 2,1
Fonte: Pesquisa realizada a partir de base cartográfica do município de Fortaleza de 2001. (1) A “área do lote
mínimo” é a área do menor lote encontrado no assentamento. (2) A “área do lote padrão” não corresponde a uma
média das áreas encontradas no assentamento, mas sim à área do lote que aparece com maior freqüência. (3 ) A
“área ocupada” é a área da projeção da edificação no lote, incluindo as projeções de coberta. (4) A “testada
mínima” é a medida da menor frente de lote encontrada no assentamento. (5) A “taxa de ocupação” é a relação
da área ocupada dividida pela área do lote. (6 )A “taxa de área livre” é a relação entre a soma de todas as áreas
livres e verdes do assentamento dividida pela área total do mesmo. (7) A “taxa de área institucional” é a relação
entre a soma de todas as áreas institucionais existentes no interior do assentamento dividida pela área total do
mesmo. (8) A “largura da via mínima” é a menor dimensão transversal de via encontrada no assentamento,
incluindo o leito carroçável e os passeios.