Como confessor, Dom Bosco procurava ser o pai, o amigo, o confidente, o
guia, que conquistava o coração dos seus jovens; a confiança paterna e filial não
distinguia muito entre confissão e outros momentos da vida ordinária de cada dia.
Com respeito à comunhão, a sua experiência de educador que conhecia a
"mobilidade juvenil", levava -o a incentivar a freqüência a esse sacramento como
alimento da vida espiritual e fo rça para vencer o pecado, e como meio eficaz para
superar o perigo da superficialidade, da inconstância e do hábito mecânico (
SCARAMUSSA, 1977, p. 77 -8).
Nos escritos sobre o sistema preventivo na educação dos jovens, Dom Bosco diz que:
A comunhão freqüente e a Missa cotidiana são as colunas que devem
sustentar um edifício educativo, do qual se queira eliminar a ameaça e a vara. Nunca
se obriguem os jovens a freqüentar os santos sacramentos, mas animem -se apenas, e
se lhes proporcione facilidade de se aproveitarem deles. Nos Exercícios Espirituais,
tríduos, novenas, pregações, catecismos, ponha -se em relevo a beleza, a
sublimidade, a santidade da Religião, que oferece meios tão fáceis, tão úteis à
sociedade civil, à paz do coração, à salvação da alma, c omo são precisamente os
santos sacramentos. Dessa maneira, estimulam -se os meninos a querer,
espontaneamente, essas práticas de piedade, e cumprem -nas de boa vontade, com
prazer e fruto (BOSCO, 1983, s.p.).
1.2.3.2. Instrução Catequética
A instrução catequética, por sua vez, visava o amadurecimento dos jovens na religião
católica e na moral. Era uma prática instrutiva, mas
tinha o escopo de mover o coração do jovem, de tal modo que ele sentisse o desejo
de empenhar-se em evitar o pecado, de pensar seri amente em salvar sua alma, de
praticar os próprios deveres cotidianos com alegria e de tender assim para a
santidade. A evangelização era feita nas celebrações eucarísticas, nas funções
litúrgicas, nas festas, nos "exercícios espirituais", no "exercício me nsal da boa
morte" (SCARAMUSSA, 1977, p. 78).
Na instrução catequética era dado um enfoque especial aos sacramentos, considerados
também instrumentos aptos para se conseguir a salvação eterna, a santidade e o crescimento
na fé e inseridos no contexto da e strutura religiosa de Cristo salvador e da Igreja. Nesse