83
filosoficamente como compreensão também de um espaço curricular através
da disciplina de Filosofia.
Mas pode uma área do conhecimento proporcionar a
inter/transdisciplinaridade, se ela não se afirmar como disciplina? Para Gallo,
como já foi mencionado no primeiro capítulo, a transversalidade constitui uma
característica intrínseca à Filosofia na escola, pois ele a concebe como uma
oficina de conceitos e estes são sintagmáticos, conectivos, vicinais e
consistentes. No entanto, esta característica impõe condições para sua
existência:
(...) em nossa atual condição também devemos tomar cuidado com a afirmação
de que, por ser transversal, a presença da filosofia nos currículos escolares
deva dar-se ‘atravessando’ as demais disciplinas. No contexto de um currículo
disciplinar, a presença da filosofia só pode estar garantida na forma de mais
uma disciplina. Apenas tendo um território demarcado, é que se podem
explorar as fronteiras; apenas como mais uma disciplina na escola, a filosofia
poderá interagir com as demais disciplinas, atravessando-as, fecudando-as e
sendo fecundada por elas (GALLO in PIOVESAN et al., 2002, p. 207).
Pode-se concluir então que, para a realização de uma educação numa
dimensão filosófica, na perspectiva da organização disciplinar do currículo,
necessita-se não somente do ensino de Filosofia, como também sua existência
como disciplina. As três versões do eixo Educação pela Filosofia enfocam a
aprendizagem do aluno como essencial para o processo de construção do
conhecimento. Considerando-se os estudantes naturalmente inclinados à
investigação, não se delimitam as condições de sua realização, somente sua
pertinência. Isto se dá por acreditar na possibilidade de uma Educação pela
Filosofia que não necessita assumir a presença de uma Filosofia no currículo.
interdisciplinaridade se ela não se afirma como disciplina? A gente está falando da Filosofia aqui como
uma área, né!?
Direção: Eu acho que sim... Sim e não... Deixe-me ver se eu entendi sua pergunta. Quer dizer, será que a
Filosofia sem ser uma disciplina é capaz de proporcionar (a interdisciplinaridade)? Eu acho que nem a
Filosofia sozinha vai. Para ser inter, as áreas têm que interagir. E eu vejo que a forma de reflexão que
Filosofia nos permite, nos ensina, né!? Ela facilita que as disciplinas interajam entre si. Vamos supor
assim, se eu pegar só o enfoque religioso, só o enfoque artístico ou se eu pegar a ciência separadamente,
eu não vou desenvolver uma visão estética, uma visão científica adequada. Eu preciso analisar o que me
traz a ciência sobre alguma coisa? O que me traz a religião sobre a mesma coisa? O que a arte me mostra,
me revela sobre isso? Que revelações artísticas já foram feitas sobre um dado problema? Até para eu
analisar melhor o que a arte me traz, eu preciso estar numa postura reflexiva e isso é a Filosofia que me
dá. Então, não é a disciplina de Filosofia, mas é a Filosofia permeando tudo isso e fazendo as conexões.
Por isso, que eu penso que ela não é uma disciplina, eu penso que ela tem que estar presente. (telefone
tocando) Eu tenho que descer para uma reunião.