RESUMO
Dissertação de Mestrado
Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL
Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil
CRENÇAS SOBRE O CONCEITO E O PAPEL DA AVALIAÇÃO NO ENSINO
DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL:
UM ESTUDO DE CASO
Autora: Ângela Luzia Flain-Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Marcos Gustavo Richter
Data e Local da Defesa: Santa Maria, 11de março de 2005.
Este trabalho tem por objetivo investigar as crenças a respeito de avaliação de
uma professora-acadêmica de um curso de línguas, de uma universidade pública,
implementado dentro de uma iniciativa extensionista, e a relação dessas crenças com
a sua prática no processo pedagógico como um todo. Para a realização desta
pesquisa, utiliza-se o método de pesquisa-ação, que Thiollent (1999) define como um
tipo de pesquisa social, com base empírica, efetivada através do diagnóstico de um
problema, do levantamento de hipóteses de ações e ações propriamente ditas, de
modo que teoria e prática associem-se, objetivando a resolução ou o esclarecimento
do problema encontrado, de forma conjunta e cooperativa, entre o pesquisador e o
participante da situação problema. A pesquisa realizou-se em três fases. A fase de
Pré-Intervenção, na qual foram feitos uma entrevista e um questionário com o objetivo
de identificar como ela representa-se como aluna e quais as sua concepções a
respeito do ensino, aprendizagem e avaliação. A fase de Intervenção, que se constitui
da prática em sala de aula e de encontros semanais de estudo, totalizando um
semestre do curso de extensão. O objetivo dos encontros era refletir sobre os
conceitos e experiências de aprendizagem, ensino e avaliação da acadêmica,
diagnosticar os problemas e hipotetizar ações capazes de amenizá-los ou solucioná-
los com base na bibliografia da área. E a fase de Pós Intervenção, que se constituiu de
entrevista e questionário para saber quais concepções mudaram e quais permanecem.
Ao finalizar o trabalho, os resultados sugerem que as reflexões da acadêmica apontam
para mudanças efetivas nos aspectos procedimentais da avaliação. Mas os seus
conceitos, na maior parte do tempo, ainda se identificam com o Paradigma Tradicional,
que concebe a avaliação como instrumento de comprovação da realização das tarefas
de professor e aluno, como controle de participação ou engajamento — tal qual se
refere à acadêmica na última etapa — e, finalmente, como instrumento de seleção.
Desta forma, pode-se pensar que um primeiro passo foi dado pela professora-
acadêmica em direção ao um reposicionamento dos seus conceitos a respeito do
processo avaliativo, considerando que em vários aspectos a sua conduta já foi
modificada.