194
LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens
qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAINARDES, J. Ciclos: Ainda um desafio para os sistemas de ensino in
FRANCO, C. Avaliação, Ciclos e Promoção na Educação. Porto Alegre,
Artmed Editora, 2001.
MARCELLI, D. Manual de Psicopatologia da Infância de Ajuriaguerra. Porto
Alegre: ArtMed, 1988.
MARCHESI, Álvaro e GIL, Carlos Hernández (org.). Fracasso Escolar uma
perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MARCHEVSKY, N. Psicanálise e (m) prática. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MATTOS, C. L. G. de. Etnografia crítica de sala de aula: o professor
pesquisador e o pesquisador professor em colaboração. Revista da Ciência
da Educação: Educação e Sociedade, CEDES e PAPIRUS: ano XVI, nº 51,
Agosto 1995.
MATTOS, C. L. G. e CASTRO, P. A. de. Análises etnográficas das imagens
sobre a realidade do aluno no enfrentamento das dificuldades e
desigualdades na sala de aula. In BARBOSA de O. I.; ALVES, N.;
BARRETO, R. G.. Pesquisa em Educação: métodos, temas e linguagens.
Rio de Janeiro: DP&A, 2005, pp. 103-116.
MATTOS, C. L. G. e CASTRO, P. A. de. O uso de imagens de vídeo na
pesquisa etnográfica. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação no
Brasil / Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço? Belo Horizonte,
2005.
MATTOS, C. L. G. e CASTRO, P. A. de. Uma análise etnográfica das
dificuldades educacionais de alunos e alunas e do (des) controle de
professores e professoras: c mais d o que dá? 1º Congreso Internacional
Educación, Lenguaje Y Sociedade, La Pampa, 2004.
MATTOS, C. L.G. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar.
Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.2, pp 215-228 maio/ago 2005.
MATTOS, C. L.G. Relatório de Pesquisa Fracasso Escolar: Imagens e
explicações populares sobre dificuldades educacionais entre jovens de áreas
rural e urbana do Estado do Rio de Janeiro. Relatório de Pesquisa, UFF,
PROPP, INEP / MEC / CNPq, 1996.