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Entrevista com o Prof. Emílio Jeckel (EJ)
Eu vejo assim: dentro da nossa própria área, a área da Biologia, está direto.
Atualmente eu trabalho com duas disciplinas: uma que chama Seminário Integrador, no
primeiro nível, que tem a tarefa de integrar, de trazer o aluno à consciência de que ele entrou
para a vida acadêmica, é o primeiro nível, logo que o aluno chega. Esse é o currículo novo,
que nós montamos, de Ciências Biológicas, que na verdade está formando professores de
Ciências e Biologia. Tem essa proposta pedagógica, de formar professores de Ciências e de
Biologia.
Então, nesse primeiro encontro dos alunos com o meio acadêmico, situa eles, por
exemplo, o que é a vida acadêmica, o que é a universidade, o que é a profissão de biólogo,
áreas de pesquisa, e a parte do biólogo como professor, como educador. Seminário Integrador
I, são quatro Seminários. Então essa disciplina de Seminário Integrador tem essa função, no
caso do Seminário Integrador I, que os alunos estão chegando, tem esse enfoque. Então, no
primeiro nível os alunos têm outras disciplinas que tem que trabalhar em conjunto. Eles têm
Tecnologia da Informação aplicada às Ciências Biológicas, eles têm Biodiversidade I, eles
têm Matemática para biólogos, Biologia Celular e Tecidual. Então, no primeiro nível eles têm
ferramentas que irão precisar para o seu trabalho. Muitos já sabem mas, por exemplo, muitos
nunca tiveram um contato direto com a computação, trabalhar com um computador, internet,
essas coisas todas. Então, eles aprendem a buscar a informação na internet, nos bancos
científicos, etc., e depois os professores estarão utilizando essas ferramentas. E assim vai
indo. Então, nessa disciplina, como o aluno tem essa visão geral, essa entrada no mundo
acadêmico, é o momento também que eles serão apresentados ao que significa Bioética. Na
verdade, eles também serão apresentados ao que significa Ética também, a ética como um
comportamento. Então, a professora Anamaria Feijó, que trabalha com a bioética, tem uma
participação específica, ao trabalhar com as linhas gerais, o que significa, o que tem a ver a
bioética, e depois, esse tipo de coisa é trabalhado dentro do curso, não como uma parte da
disciplina, ou algo parecido, mas naqueles assuntos transversais dentro do nosso cotidiano. Da
mesma forma como a gente trabalha a evolução como um assunto transversal, ele trabalha a
bioética como um assunto transversal. Por exemplo, na Biodiversidade, eles irão fazer
trabalho de campo, já no primeiro nível, eles vão lá para o Pró-Mata. E o que eles irão fazer
lá? Já terão o seu primeiro contato com o campo, com o ser vivo. E o que eles farão com isso?
Vão coletar, colocar no álcool? Não, eles não fazem isso, eles tiram mais fotografias do que
outra coisa, e aprendem a conviver junto com aquilo lá.