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Foi utilizado um questionário com 54 perguntas fechadas (APÊNDICE A),
tendo como campos de respostas uma escala tipo Likert com cinco níveis de
avaliação (1 - Discordo totalmente; 2 – Discordo; 3 – Nem discordo, nem concordo; 4
– Concordo e 5 - Concordo totalmente).
No Quadro 8 são apresentados os números das perguntas, para cada um dos
5 fatores da variável Clima Organizacional.
Fatores de clima organizacional Itens do questionário
A - Comportamento das chefias 7, 8, 10, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 25, 26, 47,
31, 36, 39 e 45
B – Respeito 2, 3, 9, 27, 39, 40, 42 e 52
C – Imparcialidade 4, 11,18, 23, 28, 32, 33, 34, 41, 44 e 49
D – Orgulho
5, 12, 17, 24, 29, 37, 50 e 54
E – Camaradagem 1, 6, 13, 30, 35, 38, 43, 46, 51 e 53
Quadro 8: Matriz de identificação das variáveis com as perguntas do questionário
O quantitativo de empregados do Call Center da Dacasa Financeira (matriz),
em fevereiro de 2007 era de 168 empregados. O número de empregados que
compôs a amostra deste estudo foi de 159, que estão divididos em três grupos:
análise de créditos (18 empregados e 3 chefias); atendimento (71 empregados e 4
chefias) e cobrança (70 empregados e 7 chefias). Os empregados que não
responderam o questionário estavam ausentes da empresa no período da pesquisa.
Os questionários da avaliação de clima organizacional foram aplicados pela
pesquisadora no local de trabalho.
A justificativa para a escolha da amostra foi baseada na uniformidade do nível
de complexidade da tarefa desempenhada pelos empregados do Call Center,
eliminando assim, o risco de utilizar uma população com empregados que executam
atividades diferentes. March e Simon (1981) indicam relação entre a homogeneidade