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tempo real dos secretários da mesa de trabalhos, consta do registro final da
série dos três relatórios das audiências públicas.
Encaminhamentos sugeridos e acordados pela plenária ao final dos trabalhos do
III Seminário de Consolidação: Audiência Pública, realizado em Curitiba, nos dias
31/11 e 1/12 de 2005.
Encaminhamentos finais:
Após o término das discussões referentes ao último item do Documento 3 (Plano
Estadual de Educação: Uma construção coletiva - Versão Preliminar), Avaliação e
Acompanhamento do PEE PR, a mesa diretora dos trabalhos deu início à discussão
das próximas etapas de elaboração do PEE.
Mesa [SEED]. Expôs a proposta da Coordenação Geral do PEE PR, em nome da
[coordenadora], concentrada nos seguintes pontos: 1) Composição de comissão
representativa, a partir das entidades que participaram das discussões das três
edições do Seminário de Consolidação: Audiência Pública. Tal Comissão se
encarregaria de realizar, em conjunto com a Coordenação Geral, os trabalhos de
sistematização das contribuições do III Seminário e, na seqüência, da reorganização
do Documento 3, frisando que este trabalho, de sistematização e reelaboração, deveria
ser concluído até por volta do dia 15 de janeiro de 2006. Nesse ponto a [SEED]
lembrou que, o trabalho, deverá ser subsidiado por estudos técnicos de impacto
financeiro e orçamentário, cuja primeira etapa já está em andamento, conforme
explicou [o chefe do GPS/SEED], em sua fala realizada na manhã deste dia. 2)
Horizonte de planejamento: a Coordenação Geral tenciona concluir versão final do
PEE PR antes do final do primeiro semestre de 2006, quando o Documento deverá ser
submetido à apreciação do Secretário de Estado da Educação e, então, seguirá para a
Casa Civil.
[FPDEP]. (...). (...) o Fórum, que outrora havia decidido não participar dos trabalhos de
elaboração do PEE PR, tem, agora, diante do avanço das últimas discussões, a
disposição de integrar a Comissão. Porém, [o FPDEP] crê que seja possível a
conclusão dessa fase na data (15 de janeiro) proposta pela SEED. Sugeriu que a
Equipe de Sistematização organizasse, como já vem fazendo, o Relatório do III
Seminário e que, num prazo curto, SEED, SETI e Fórum, se reunissem para acordar
um cronograma de trabalho e, de posse dele, o divulgassem publicamente.
[FPDEP]. Concorda com [fala anterior] e pede um esclarecimento à SEED. Segundo [o
FPDEP] os encaminhamentos referentes à Lei do Sistema, discussão que havia sido
assumida pela SEED, deveriam ser anteriores ou contemporâneos aos
encaminhamentos do PEE. Segundo [o FPDEP], há muitos pontos em que o PEE
esbarra na Lei do Sistema, o que ficou claro nos Seminários.
Mesa [SEED]. Lembra [ao FPDEP] dos encaminhamentos sugeridos pela
[SEED/SUED] no dia anterior e pede que a [SEED] volte a esclarecer a plenária a
respeito.
[SEED]. Informa que a minuta, que será a base para as discussões da Lei do Sistema
estava quase concluída, quando se deu a mudança legal referente ao Ensino
Fundamental de 9 anos. A SEED resolveu, então, retomar pontos da minuta, trabalho
que já está quase concluído. [SEED informou] que, no máximo, em duas semanas, a
minuta deve ser encaminhada às entidades que participarão das discussões.
[FPDEP]. Lembra que, embora Lei do Sistema e PEE sejam projetos distintos, a Lei
antecede o Plano.
[SEED]. Concorda com [FPDEP] e afirma o propósito da SEED de levar as duas
discussões em paralelo, porém, de forma integrada. Por fim, sugere que a próxima
reunião, nos moldes das audiências públicas do PEE, seja sobre a Lei do Sistema.
Mesa [SEED]. Atendendo à solicitação da plenária (...), menciona a sugestão, feita
pela [SEED] e acolhida pela plenária, no I Seminário de Consolidação, da realização de
uma Conferência Estadual de Educação. [SEED] comentou sobre a importância de um
evento como esse, porém ressaltou as dificuldades para organizá-lo e os limites