129
Marcos Reigota Escola Waldorf Escola Particular (não-Waldorf)
CONTEÚDOS
a Conteúdos afins com as
questões ambientais das mais
diversas disciplinas
a Conteúdos que possibilitem ao
aluno fazer as ligações entre a
ciência, as questões imediatas e as
questões mais gerais (próximas e
distantes)
a Dados resultantes do
levantamento da problemática
ambiental vivida cotidianamente
pelos alunos e que se queira
resolver
a Alguns conceitos básicos da
biologia, ecologia e geografia
a Conteúdos afins com as
questões ambientais das mais
diversas disciplinas
a Conteúdos que possibilitem ao
aluno fazer as ligações entre a
ciência, as questões imediatas e as
questões mais gerais (próximas e
distantes)
a Alguns conceitos básicos da
biologia, ecologia e geografia
a Formação de um padrão de vida
não-consumista
a Exercícios de contemplação
a Construção de uma horta
a Conteúdos afins com as questões
ambientais das mais diversas
disciplinas
a Saneamento básico, extinção de
espécies, poluição em geral, efeito
estufa, reciclagem do lixo doméstico,
etc.
a Hábitos ecologicamente corretos
a Conceitos da biologia, ecologia e
geografia
METODOLOGIA
a Criada por cada professor de
acordo com as características de
seus alunos
a Aulas com espaço para os
questionamentos e
posicionamentos dos alunos
(método ativo)
a Atividades interdisciplinares
a Histórias de vida
a Pedagogia do Projeto
a Criada por cada professor de
acordo com as características de
seus alunos
a Promoção de interação dos
alunos com o ambiente natural e
seus elementos
a Exercícios de contemplação de
obras de arte (dos próprios alunos)
e de elementos da Natureza (ex:
casulo da borboleta)
a Exemplo de sensibilidade e de
hábitos corretos em relação aos
elementos do meio natural
a Vivência de produção agrícola
a Atividades sazonais
a Feiras de Ciências
a Campanha de arrecadação de
materiais recicláveis
a Aulas expositivas
a Visitas à parques, ambientes
ecologicamente conservados e
Usinas de Reciclagem
RECURSOS DIDÁTIICOS
a Aula do professor realizada
como Educação Ambiental
cotidiana
a Problemas ambientais da
escola e do bairro
a Meios de comunicação de
massa (artigos publicados na
imprensa, programas e reportagens
de televisão, entrevistas de rádio,
etc.)
a Mural ou jornal ambiental
a Estudos do meio em regiões de
interesse ecológico
a Veiculação de filmes, vídeos,
teatro, etc.
a Livros didáticos (com cautela)
a Artes plásticas
a Aula do professor realizada
como Educação Ambiental
cotidiana
a Artes em geral (música, dança,
poesia, pintura, desenho, teatro,
etc.)
a Elementos naturais em seus
lugares de origem (casulos de
borboleta, bichos diversos, frutas,
pinhas, flores, etc.)
a Horta
a Meios de comunicação de massa
(artigos publicados na imprensa,
programas e reportagens de
televisão, entrevistas de rádio, etc.)
a Veiculação de filmes, vídeos,
teatro, etc.
a Livros didáticos (com cautela)
Relativamente aos objetivos, a Educação Ambiental Waldorf se destaca das
demais formas de Educação Ambiental apresentadas na Tabela 4 por se preocupar