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mais complexo, com novas áreas centrais, com grandes amplitudes de
possibilidades para consumidores, comércios, indústrias e promotores imobiliários.
Portanto, o que vem se verificando nas últimas décadas é que, São José
passou a assimilar estratégias de renovações urbanas, sendo alvo de diversos
investimentos em infra-estrutura, pavimentação, paisagismo, saneamento,
eletrificação, iluminação pública, sinalização, áreas de entretenimento e lazer
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.
Muitas destas obras foram iniciadas na gestão do então prefeito do município,
Sr. Dário Berger (atual prefeito de Florianópolis), e outras tiveram continuidade no
mandato de seu sucessor, Fernando Elias (atual prefeito de São José). Nessas
administrações, diversos projetos foram concretizados e outros ainda estão em
andamento. Entre os principais, destaca-se o Calçadão da Avenida Central, a
Operação Tapete Preto, a Beira Mar Continental, Escola do Mar, Avenida das Torres
(conectando os bairros situados na porção norte à oeste da BR-101 e os municípios
limítrofes – Florianópolis e Biguaçu)
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, Centro Multiuso, Centros Empresariais,
Universidades, Colégio de Aplicação, Centro de Atenção à Terceira Idade, entre
outros.
Notadamente esses investimentos permitem enxergar, sob diferentes escalas,
que o Município de São José está vislumbrando, a partir de ações conjuntas entre o
setor público e/ou privado, ganhar identidade própria, com características
complementares àquelas encontradas na capital catarinense. Tal perspectiva vem se
manifestando a partir de possibilidades locais, que têm se revelado como fontes
inspiradoras de crescimento econômico e (re)valorização sócio-cultural para o lugar.
No entanto, antes de adentrar em questões relativas as possibilidades e
perspectivas para o lugar, é preciso (re)lembrar que o acelerado processo de
urbanização de São José ocorreu, proporcionalmente, como em outros centros
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Somente em determinados locais, pois, a grande maioria dos bairros não dispõe de infra-estrutura nem locais
destinados a atividades de lazer.
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A Avenida das Torres, no Distrito de Barreiros, que segue a rede de transmissão de energia elétrica, possui, no
projeto original, seis quilômetros de extensão, ligando o bairro Biguaçu à BR-282 (Via Expressa). Foi executado
um trecho de três quilômetros, que inicia no bairro Bela Vista e é interrompido no bairro Ipiranga. Com boa
parte da obra sem calçamento, calçadas para pedestre, sinalização, meio fio e equipamentos de redução de
velocidade, transformou-se em um local perigoso para a comunidade, principalmente os moradores do conjunto
habitacional Bela Vista. Infelizmente, o que poderia tornar-se um eixo de geração de renda para o município,
pois dificilmente será um espaço de convivência (por estar situada na faixa da rede de transmissão de energia, as
áreas dos canteiros centrais não são indicadas para uso de atividades de lazer), pode vir a ser somente mais um
espaço de especulação imobiliária, conseqüência direta das melhorias urbanas de grande porte.