129
LEITE, Tobias. Compêndio para o ensino dos surdos-mudos. Tipografia Universal de
H. Laemmert & C., 3ª edição, 1881(material digitalizado cedido pela biblioteca do
Instituto Nacional de Educação de Surdos).
ROCHA, Solange. Histórico do INES. Informativo Técnico Científico do INES
comemorativa – 140 anos. Revista Espaço. INES, 2006.
KAUCHAKJE, Samira. “Comunidade Surda”: As demandas identitárias no campo dos
direitos, da inclusão e da participação social. In.: SILVA, Ivani Rodrigues.;
KAUCHAKJE, Samira & GESUELI, Zilda Maria(orgs.). Cidadania, Surdez e
Linguagem. Desafios e realidades. Editora Plexus. São Paulo, p. 57-76, 2003.
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que
dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES. Campinas,
v.26, n. 69, 2006. em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 -
32622006000200004&lng=t&nrm-iso >. 14 maio 2007. Pré-
publicação.doi:10.1590/S0101 – 32622006000200004.
SUTTON-SPENCE, Rachel. Images of Deafness in Sign Language Poetry. In.:
Theoretical Issues in Sign Language Research 9 (TISLR9), 9º Congresso Internacional
de Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais, Universidade Federal de
Santa Catarina, Florianópolis, SC, em Dezembro de 2006, p.200-1.
GARVIN, Paul e MATHIOT, Madeleine ( 1956 ). The Urbanization of the Guarani
Language. In Wallace, A.F.C. (Org.) Men and Cultures: Selected Papers from the Fifth
International Congress of Anthropological and Ethnological Sciences, 365-74.
Philadelphia: U. of Pennsylvania Press.
BLOM, Jan-Petter & GUMPERZ, John J.. O significado Social na Estrutura
Lingüística. Alternância de Códigos na Noruega. In.: TELLES, Branca Ribeiro &
GARCEZ, Pedro M.(orgs.). Sociolingüística Interacional. Editora Loyola, 2002, p. 45-
84.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In.: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.);
HALL, Stuart e WOODWARD, Hathryn. Identidade e Diferença. A perspective dos
Estudos Culturais. Editora Vozes, 2000, p. 103-133.
FABRÍCIO, Branca Falabella & LOPES, Luiz Paulo Moita. Discurso e Vertigens:
identidades em xeque em narrativas contemporâneas. Veredas – Revista Est. Ling. Juiz
de Fora, v. 6, n.2, p. 11-29, jul./dez. 2002.
HYMES, Dell. Towards Ethnografhies of Communication: The Analysis of
Communicative Events. In.: GIGLIOLI, Pier Paolo (Ed.). Language and Social Context.
NY: Penguin, 6ª ed., 1979.
RIBEIRO, Branca Telles. Footing, positioning, voice. Are we talking about the same
things? In.: FINNA, Anna; SCHIFFRIN, Deborah e BAMBERG, Michael. Discourse
and Identity. Estudies in interactional sociolinguistics 23. Cambridge University, 2006,
p. 48-82.