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que obtém maior volume de vendas; ciber intermediários que colocam em contato
compradores e vendedores que eram previamente desconhecidos; Provedores e soluções de
Internet que viabilizam a tecnologia necessária. Complementando, conforme Novaes (2001,
p.77), para a realização plena e satisfatória de uma transação comercial observa-se uma troca
de informações efetiva entre as partes, seja ela feita entre duas firmas ou realizada entre uma
pessoa física e uma empresa. A demanda por informação é bastante variada, mas podemos
classificá-la em quatro grupos principais: Informações técnicas, comerciais, administrativas e
projetivas, conforme destacado a no quadro 6 a seguir.
Quadro 6: Tipos de informação no comércio eletrônico.
Fonte: Adaptado de Novaes (2001 p.77)
Segundo Turban e King (2004) os principais benefícios do comércio eletrônico
B2B, independente do modelo adotado são: redução custos operacionais e administrativos,
eliminação de papéis, redução de custos dos produtos, redução do ciclo dos processos (cycle
time), redução de erros no processo e eliminação de atividades sem valor agregado, redução
de estoques, liberação de tempo para atividades nobres.
Tipo de
Informação
Característica
Informações
técnicas
Esse tipo de informação ocorre na comunicação comprador-vendedor e envolve
aspectos técnicos relacionados com o produto. É também muito usada nas transações
entre empresas, procurando responder às necessidades de informação do comprador,
na aquisição de matérias-primas e de componentes necessários à fabricação de seus
produtos. É o caso de uma empresa-cliente ao abrir o site de um fornecedor, que
oferece uma extensa linha de produtos, com diferentes especificações. O sistema a
ajuda, então, a escolher o produto adequado em termos de tamanho, potência,
resistência física, resistência à corrosão etc. Esse tipo de informação está ligado a "o
que buscar ou comprar".
Informações
comerciais
Uma vez conhecido ou definido o produto ou serviço, o cliente deseja analisar as
ofertas de diferentes fornecedores, envolvendo preços, prazos de entrega, condições
de pagamento etc. O fornecedor, por sua vez, está também interessado em obter
informações sobre os possíveis clientes, como características socioeconômicas e
hábitos dos consumidores, para formar uma base de dados de marketing, preferências
sobre os produtos (próprios e de concorrentes), reclamações mais freqüentes etc. Esse
tipo de informação está ligado a "quem'" buscar e identificar no processo.
Informações
administrativas
Depois de realizada a transação, torna-se necessária à troca de informações entre
comprador e fornecedor, envolvendo encaminhamento do pedido, transferência de
notas fiscais, faturas e outros documentos, informações sobre o andamento do
processo etc. Esse tipo de informação está ligado ao "quanto, onde e quando".
Informações
projetivas
Estão relacionadas com o planejamento das necessidades futuras das empresas da
cadeia de suprimento, principalmente quando há integração direta entre as partes
(just-in-time, ECR). Por exemplo, o fornecedor pode acessar diretamente as
informações de planejamento, de vendas e de estoque existentes nas instalações da
empresa-cliente.