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religiosos, tornando-se beneditina. E seu irmão mais novo é ordenado padre secular
122
. Pelos
registros, sabe-se que, fisicamente, Sepp era de estatura mediana e de cabelo castanho
123
.
Além disso, nos seus escritos, ele dá a entender que gozava de boa saúde. Era motivado por
um espírito otimista e generoso.
Passou parte de sua meninice no lar paterno. Iniciou seus estudos na escola local, em
Caldaro e Eppan. Dado que o professor da escola era também dirigente do canto coral, o
menino Antônio passou a integrar o coro da Igreja local. Evidenciadas suas aptidões para o
canto e a música, ainda menino foi levado a Viena onde figurou entre os Meninos-Cantores da
Corte Imperial. Nessa instituição, recebeu boa formação em música vocal e instrumental. Esse
período de aprendizagem e o treinamento da habilidade musical lhe seriam depois, nas
atividades missionárias, de grande valia
124
.
Em Viena, havia um Pensionato (Konvikt) dos jesuítas. É possível que o menino
Antônio tivera a oportunidade de conhecê-los. Tal possibilidade pode ter-se realizado de dois
modos. Ou sendo aluno do colégio dos jesuítas em seus anos de formação inicial, ou mediante
visitas a essa instituição. De qualquer sorte, estudiosos da vida de Sepp
125
não descartam a
hipótese de que ele tenha vindo a conhecer, nessa época, os jesuítas e lhe tenha, nesses anos
de meninice, despertado o desejo de ser como eles e um deles.
Durante os anos de 1667 a 1674, realizou a etapa de estudos do ginásio, em
Innsbruck, a capital do Tirol. Freqüentou as aulas no colégio dos jesuítas, que conquistara
uma reconhecida fama mercê das experiências pedagógicas nele desenvolvidas
126
. Além dos
estudos clássicos, o jovem Antônio teve, nesse colégio, a oportunidade de desenvolver e
122
Em seus escritos, Antônio demonstra seu apreço e estima por seus irmãos. Seguidas vezes menciona aqueles
que devotam sua vida na consagração religiosa. Anota que os mantém sempre presentes em sua memória,
recordando-os em suas preces. Assim se expressa: “no he pasado ni un día en el cual no pensara en los míos,
durante la santa misa y en otras oportunidades: cada semana celebraba dos misas para ellos y lo voy a hacer
hasta el fin de mi vida”. SEPP, 1974, p. 123.
123
Este dado é apresentado por FURLONG, Guillermo. Antônio Sepp, S.J. y su “gobierno temporal” (1732).
Buenos Aires: Theoria, 1962. p. 11.
124
Hoffmann anota que “seguramente no fue un ambiente muy sano el que el muchacho tirolés encontró en la
corte imperial, pero sin duda aprendió mucho, cultivando su voz y estudiando la técnica de los instrumentos más
diferentes”. HOFFMANN, 1971, p. 13.
125
Entre outros, cabe mencionar Werner Hoffmann, Guillermo Furlong, Johann Mayr, Arthur Rabuske, cujas
obras aparecem citadas nesse trabalho.
126
Rabuske informa que “as aulas ginasiais funcionavam certamente de acordo com o ratio studiorum (plano ou
método de estudos), próprio dos jesuítas de então e, em parte, ainda hoje. Dir-se-ia que era um sistema escolar
exigente e eficaz para o que então era o ideal de formação cristã e humana”. RABUSKE, 2003, p. 72.