Ensinar e Aprender Contabilidade: Mapeando Cenários
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totalizador. Esse sistema facilita uma unidade interpretativa, com o
objetivo de constituir uma ciência que explique a realidade sem
fragmentações. Atualmente, trata-se mais de um desejo do que de uma
realidade. De alguma maneira, seria o propósito da filosofia.
• Metadisciplinaridade não implica nenhuma relação entre disciplinas. Ela
se refere ao ponto de vista ou à perspectiva sobre qualquer situação ou
objeto, mas, não é condicionada por apriorismos disciplinares.
Para Passos (2004, p. 28),
• Na multidisciplinaridade, tem-se o nível mais baixo de integração, a
comunicação entre as diversas disciplinas fica reduzida a um mínimo. Na
verdade, pode-se dizer que se trata de uma mera justaposição de
matérias diferentes, oferecidas de maneira simultânea, com uma
intenção de esclarecer seus elementos comuns, mas não se explicitam,
claramente, as relações entre elas.
• Na pluridisciplinaridade existe uma justaposição das disciplinas de um
mesmo setor do conhecimento em períodos semelhantes, trata-se de
uma forma de cooperação, que visa melhorar as relações entre essas
disciplinas. Porém, é uma comunicação que não modifica internamente
cada disciplina, pois, vem a ser uma relação de mera troca de
informações, uma simples acumulação de conhecimentos.
• Na disciplinaridade cruzada, a possibilidade de comunicação é
desequilibrada, pois, uma das disciplinas é dominante. Os conceitos e
métodos de uma disciplina são impostos às outras que não se
encontram no mesmo nível hierárquico da principal.
• Na interdisciplinaridade se estabelece uma interação entre duas ou mais
disciplina; em que cada disciplina em contato é modificada e passa a
depender, claramente, das outras. O enriquecimento é recíproco e
acontece uma transformação de suas metodologias de pesquisa e de
seus conceitos.
• Na transdisciplinaridade, os limites entre as diversas disciplinas
desaparecem. O nível de cooperação e integração é tão alto, que já se
pode falar do aparecimento de uma nova macrodisciplina. A
transdisciplinaridade pode ser considerada como o nível mais alto das
relações estabelecidas na multi, pluri, disciplina cruzada e
interdisciplinaridade. De acordo com muitos estudiosos do assunto, trata-
se de um “sonho” para os atuais níveis de relacionamento entre as
disciplinas.
Para alguns estudiosos da área, a interdisciplinaridade é uma forma
de pensar. Piaget, apud Passos (2004), sustentava que a interdisciplinaridade seria
uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficaria na interação e
reciprocidade entre as ciências, mas, alcançaria um estágio onde não haveria mais
fronteiras entre as disciplinas. Neste trabalho, a interdisciplinaridade é considerada
como uma “atitude” perante o processo de ensino. Atitude que reflete no trabalho
docente.