R1Leitura compreensiva, capaz de estabelecer diálogo com outros textos e
com situações vividas no cotidiano; R2 o autor procura especificar vários
gêneros de texto, fazendo com que o aluno tenha um conhecimento mais
aprofundado, assim facilitando sua aprendizagem tanto na leitura como na
escrita; R3 Uma concepção que se baseia na construção de competências e
habilidades a partir da realidade do jovem por meio da construção social e
pessoal. Porque a estrutura do material está coerente com essa concepção, apesar
de ter algumas aulas que temos textos com níveis de compreensão elevado” (...)
(grifo nosso).
Os professores consideram que o autor do material didático assume concepções de
leitura engajada com a formação crítica de leitores, no entanto, percebemos, por meio da
análise do material do ProJovem, que o autor respalda a confecção das atividades de leitura,
com base em concepções tradicionais e descontextualizadas de leitura. Tal atitude indica a
autoridade do discurso deste autor, pois, apesar de este propor atividades de leitura com
base no modelo mecanicista, o que é considerado pelo professor são as orientações
pedagógicas contidas no Manual do educador. Na verdade, para essa resposta, os
professores consideraram apenas o que o autor diz assumir como concepção de leitura.
Dessa forma, não há nenhuma restrição por parte do educador na utilização do material
didático do Programa.
Sobre a proposta de planejamento da aula de leitura, sugerida pelo autor do material
didático, as respostas confirmam que esta proposta é a principal norteadora da aula de
leitura. Podemos perceber esse encaminhamento, a partir da análise do item b) A divisão
interna do material (“Vamos ler”, “Releitura”, “Vamos conversar”, “Vamos escrever”, “A
língua que usamos”) favorece o planejamento da aula? Por quê? Destacamos as seguintes
respostas:
R1 Sigo a ordem do material e acho bem interessante a proposta do autor em
dividir a ampliação de cada habilidade. O aluno lê o texto, em Vamos ler, e
trabalha a compreensão em Releitura. Gosto da divisão, mas não gosto do
tratamento dado à gramática, acho que é pouco conteúdo; R2 Sim, facilita a
organização das tarefas e favorece a participação dos alunos nas atividades;
R3 Sim, pois são momentos que ajudam o professor a avaliar as maiores
deficiências dos alunos, dando ao professor a oportunidade de preparar um
material extra (...); R4 Favorece. Ajudando a compreensão do texto, a escrita e
os conteúdos a serem trabalhados; R5 Sim, pois a divisão motiva o diálogo, a
compreensão, a escrita e o entendimento sobre os aspectos da linguagem de uso
freqüente. Tal divisão possui uma lógica intencional (grifo nosso).
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