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PAULA, E.S.P. A Integralidade na Atenção de Pacientes com Fissuras
Labiopalatais de Florianópolis – SC. 2008. 145f. Tese (Doutorado em
Odontologia – Área de concentração em Odontologia em Saúde Coletiva) –
Curso de pós-graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, 2008.
RESUMO
O presente trabalho observou o perfil da população de pacientes
portadores de fissura labiopalatal atendidos no Hospital Infantil Joana de
Gusmão (HIJG), Hospital Universitário (HU) e Núcleo de Atendimento a
Pacientes Portadores de Deformidade Facial (NAPADF), quanto a faixa etária,
sexo, procedência e tipo de fissura. A amostra no HIJG e no HU incluiu
respectivamente, 274 e 107 pacientes, registrados no banco de dados desses
hospitais. No NAPADF, a amostra incluiu 92 pacientes, no período da pesquisa
(2º semestre de 2005 a 1º semestre de 2006). No NAPADF foi realizada uma
pesquisa mais abrangente com o objetivo de coletar informações sobre alguns
fatores de risco e avaliar o acesso ao serviço dos pacientes deste núcleo; a
pesquisa procurou avaliar também a percepção do paciente sobre o
atendimento recebido no NAPADF, e o impacto da fissura em sua qualidade de
vida. Foram apontadas estratégias de Promoção de Saúde para os pacientes
com fissura labiopalatal em tratamento no NAPADF. A faixa etária permaneceu
semelhante, com exceção do HIJG que atende proporcionalmente, mais
crianças na faixa até 5 anos. A maioria da população estudada pertenceu ao
sexo masculino, e era originária de outras cidades do Estado de Santa
Catarina, além de Florianópolis. A maior parte das fissuras encontradas no HU
e no NAPADF foi trans-forame incisivo, e no HIJG foram pós-forame incisivo.
Na percepção do paciente sobre o atendimento prestado pelo NAPADF, a
maioria informou facilidade para conseguir o acesso ao tratamento; mostrou
satisfação com o treinamento dos profissionais e com as informações sobre o
tratamento; que os profissionais têm boa vontade ao atendê-los; satisfação
com os serviços prestados, e com os resultados obtidos com o tratamento. Na
percepção sobre o impacto na qualidade de vida do paciente atendido no
NAPADF, alguns pacientes relataram problemas de mastigação, estética,
respiratórios, auditivos, com a dicção, e com a rejeição social devido à fissura.
As estratégias de Promoção da Saúde para o Paciente Portador de Fissura
Labiopalatal (PPFL), incluíram o fortalecimento da importância da promoção da
saúde, ações intersetoriais, empoderamento individual e coletivo, mudanças
organizacionais com qualificação de profissionais, divulgação das iniciativas
existentes, e apoio às pesquisas sobre o impacto na saúde desses pacientes.
PALAVRAS-CHAVES: Fissura Labiopalatal, Promoção da Saúde,
Odontologia.
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