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SISTEMA DE ANÁLISE DAS SESSÕES DE TREINAMENTO
1. Identificação da Atividade
Os segmentos do treino representam momentos distintos observados
durante as sessões, tais como: transição de entrada, aquecimento, preparação
técnica/tática, preparação física, intervalo de descanso, parte final ou
encerramento, entre outros.
As atividades constituem unidades de ações organizadas que revelam a
estrutura participativa e relacional da sessão de treinamento. O padrão
organizativo da sessão pode ser alterado, durante um período de tempo
determinado, de acordo com a dinâmica de participação, material, meios ou
recursos utilizados, podendo fornecer informações úteis sobre a estrutura
relacional e suas variações, o fluxo dos acontecimentos, a organização e uso do
tempo e espaço, as rotinas e regras estabelecidas e os papéis desempenhados.
A identificação das atividades compreende a análise efetuada da sua
estrutura substantiva que é representada por uma denominação (ex: conversa
com o treinador; aquecimento sem bola;...) e apresentação resumida do seu
conteúdo descritivo (ex: o treinador conversa com
os
atletas reunidos no centro
da quadra, corrida lenta, em circulo, com movimentação dos membros superiores
e execução dos fundamentos técnicos do desporto sem bola;...)
2. Complexidade Estrutural da Atividade
Na análise da complexidade estrutural da atividade procura-se:
Determinar a duração que compreende o período de persistência temporal e
resistência à interrupção da atividade (ex: 7 min; 5 rnin; ... );
2.2 Verificar a delimitação espacial requerida para a execução da
atividade (ex: quadra de voleibol;
2
quadras de voleibol; ... );
2.3 Descrever o número de participantes envolvidos na atividade, direta ou
indiretamente, procurando especificar o modo de participação - individual,
duplas, pequenos grupos, grandes grupos,...(ex:
14
atletas (grande grupo)
e treinador,
14 atletas (dois grupos) e treinador;...);
2.4 Caracterizar a
atividade molar
realizada por vez pelos atletas.
As
atividades podem ser massificadas quando envolverem situações onde os
atletas participam em tarefas comuns
à
globalidade da turma, ou seja,
todos fazem o mesmo, simultâneo ou alternadamente. Por outro lado, as
atividades individualizadas representam situações em que os atletas
participam em tarefas com critério de êxito diferenciado, podendo ou não
estarem organizados em grupos de nível diferentes. (ex: atividade
massificada de conversa com
o
treinador; atividade massificada de corrida
normal com deslocamento lateral, elevação alternada dos calcanhares,
com passo cruzado, com elevação dos joelhos, com circundução dos
braços, com elevação simultânea e alternada dos braços e pernas,
passadas largas, com execução dos fundamentos técnicos do desporto
nas posições determinadas pelo treinador, ...)