90
FERRACIOLI, L. Aspectos da construção do conhecimento e da aprendizagem na
obra de Piaget. Cadernos de Ensino de Física, v. 16, n. 2, p. 180-194, ago. 1999.
FERREIRA, A.B.H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª
ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FONSECA, M.C.F.R. (Org). Avaliação das habilidades matemáticas: reflexões a
partir do INAF 2002. São Paulo: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação;
Instituto Paulo Montenegro; IBOPE Opinião, 2004.
FRANCIOLLI, A.L.R.; COSTA, G.M.; MANÇANARES, C.A.F.; MARTINS, D.S.;
AMBRÓSIO, C.E.; MIGLION, M.A.; CARVALHO, A.F. Morfologia dos órgãos
genitais masculinos de quati (Nasua nasua, Linnaeus 1766). Santa Catarina:
Revista Biotemas, 20 (1): 27-36, março, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª
ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
GARCÍA, J.J.G. La comprensión de las representaciones gráficas cartesianas
presentes en los libros de texto de ciencias experimentales, sus caracteristicas
y el uso que se hace de ellas en el aula. 2005. 358f. Tese (Doutorado em Ciência
da Educação), Faculdade de Ciências da Educação, Universidade de Granada,
Granada: Espanha, 2005.
GATTI, B.A. Estudos quantitativos em educação. São Paulo: Educação e
Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004.
GIUSTA, A.S. Concepções do processo ensino/aprendizagem. In: GIUSTA, A.S.;
FRANCO, I.M. (Org.). Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a
prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2003.
GOMES, R.R.; FRIEDRICH, M. A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem
de conteúdos de Ciências e Biologia. In: 1° EREBIO, 2001, Rio de Janeiro, Anais...
Rio de Janeiro, 2001. p. 389-392.
HARTT, V. Mas o que é mesmo brincar? Educação, São Paulo: Segmento, ano 10,
v. 120, p. 56-60, 2007.
JELINEK, K.R. Jogos nas aulas de matemática: brincadeira ou aprendizagem? O
que pensam os professores? 2005. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação),
Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,
2005.
KAMII, C.; DEVRIES, R. Jogos em grupo na educação infantil. São Paulo:
Trajetória Cultural, 1991.
KISHIMOTO, T. M (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10ª ed. São
Paulo: Cortez, 2007.
KISHIMOTO, T. M (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 2002.