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CAMPOS, A.P. de S. (2008) Atenção Psicológica Clínica: encontros
terapêuticos com crianças em uma creche. Dissertação de Mestrado.
Programa de Pós Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica
de Campinas – PUC-Campinas, 106 pp.
RESUMO
Esta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros
realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no
contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico
utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida pelo
psicólogo norte-americano Carl Ransom Rogers. Especificamente,
fundamenta-se na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada
Ludoterapia centrada na criança. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa
intervenção, desenvolvida com base na implantação de uma prática psicológica
clínica, disponibilizada para crianças em um contexto institucional. Inicialmente,
a pesquisadora participou semanalmente das atividades rotineiras da creche,
na condição de observadora, durante um período de dois meses, quando
entrou em contato com as crianças e com os técnicos de maneira informal. Os
encontros terapêuticos emergiram da demanda espontânea de algumas
crianças. A permanência da pesquisadora na creche foi de, aproximadamente,
um ano e meio, datando de abril de 2006 a dezembro de 2007. As próprias
crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a
pesquisadora uma relação que se aproxima da intervenção clínica denominada
de Plantão Psicológico. Esta é uma prática psicológica que se constitui em um
enquadre diferenciado que prioriza a escuta empática, a aceitação positiva
incondicional e a congruência como atitudes terapêuticas do plantonista. A
pesquisa foi conduzida de maneira fenomenológica, tendo sido construídas
narrativas baseadas nos encontros terapêuticos. As narrativas permitiram
compreender e interpretar o acontecer clínico que emergiu dos encontros
terapêuticos, por um prisma de uma relação intersubjetiva. Concluiu-se que os
encontros terapêuticos apresentam condições favoráveis à atualização do
potencial psicológico para a autocompreensão e integração. Neste estudo,
foram evidenciadas: a) a capacidade das crianças em assumir a iniciativa pela
procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; b) a capacidade
das crianças em comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus
problemas; c) a capacidade das crianças em compreender e colaborar para a
estruturação da relação de ajuda psicológica; d) a importância e suficiência das
atitudes de empatia, aceitação positiva incondicional e congruência por parte
da psicóloga. Os resultados confirmaram o caráter inovador e a importância do
desenvolvimento de enquadres clínicos diferenciados em contextos
institucionais. Esta pesquisa permite vislumbrar novos caminhos no sentido da
aplicabilidade de encontros terapêuticos desta natureza, dada a sua
potencialidade mutativa.
Palavras-chave: atenção psicológica clínica em instituição, ludoterapia centrada
na criança, pesquisa fenomenológica, narrativa.