primeiro e daí sempre tem uns mais rápidos e “Prô! Já posso ir brincar?”, aquela
hora do... do momento livre de... né, que cada um podia escolher o que brincar é
esperada assim com tanta ansiedade que eles não tinham paciência pra todos
terminarem a atividade, mas daí colocava eles nesse momento pra olhá, lê um livro
entre aspas né, pra até esperar todos terminar a atividade, que tinha uns ali que
estavam ainda fazendo a atividade. Por exemplo as meninas, tinha três meninas
que sempre escolhiam brincar de casinha, casinha, boneca, roupinhas; dois eram
peças de montar; tinha outros dois lá que gostavam sempre de jogos, dominó ou
quebra-cabeças e daí era assim um momento deles que eu não interferia, não fazia
nada, ficava apenas observando. Mas as meninas elas diziam “Prô! Você vem
fazer uma visita hoje pra nossa casa?”, “Eu venho! Mas vai ter bolo?” eu
perguntava, “Ah sim! Vai ter bolo e café!”. Aí eu ia lá e fazia de conta que batia na
porta, a Tércia sabe o espaço reduzido da nossa sala, mas olha lá eles criavam de
tudo e tinha um espaço bem reduzido onde dois jogavam bola ali dentro, mas e a
paixão deles era a bola. Num cantinho bem pequeno, o outro cantinho das
bonecas, da casinha, do quebra-cabeça, das peças de montar, mas cada um tinha
seu amiguinho, seu momento ali, era fantástico! Mas eu tinha que fazer uma
visitinha pra cada um, participar até jogar bola lá naquele cantinho com os dois eu
tinha que jogar um pouquinho, mas era muito dez! Eles esperavam assim com
muita ansiedade esse momento.
73 (P.34) Tudo o que acontece na sala delas acontece na minha também! (ri sozinha) Mas
no momento assim, deles trazer os brinquedos de casa, é... as vezes vem algum lá
com patinete, outro com videogamezinho e eles acabam deixando esses
brinquedos de lado pra brincar com a boneca, que a outra trouxe uma bolsinha
cheia de roupas né, com fraldinhas e vão juntos lá trocar, os meninos também, já
trocam de carrinho, já trocam com o brinquedo do outro porque o seu não é
interessante.
74 M1 O dia de trazer brinquedo é uma vez por semana? Como é que vocês tão fazendo?
75 (P.34) Não... eles traziam assim... acho que era assim... segunda, quarta e sexta, depois
daí quando ta tudo certo, daí só na sexta assim... porque os pais não tavam
mandando...
76 (P.33) É nós tínhamos uma vez por semana terça-feira e...
77 (P.34) Eu tinha três vezes por semana e depois troquei pela sexta.
78 (P.33) E uma vez eu fiz assim de a Prô trazer os brinquedos (ri sozinha). Para os meninos
eu tive que trazer... eu trouxe uns brinquedos lá mas... de carrinhos, de jogos, mas
eles não queriam nem saber, porque eu trouxe umas barbies pras meninas da
minha filha com um monte de roupinhas e os meninos queriam brincar lá com as
barbies e... com as roupinhas também! Eles ficaram fascinados! Né! Eles
esqueceram os carrinhos, os joguinhos lá, foi um momento de todos eles brincarem
com as barbies e... e as roupinhas! (fala com um sorriso nos lábios)
79 (P.23) Bem! Comigo esse tempo livre acontece assim, eu também tenho esses cantinhos
que nem ela falou né, eu faço com... da pintura, da música espalhado assim pela
sala, então eles vão fazendo esse rodízio sozinho né conforme o gosto, na hora, no
momento, aquilo que sentir, eles vão fazendo isso. É... também não há conflitos,
não há briga, cada um sabe aonde ta com vontade de ficar. Quando ela falou do
brinquedo, os meus traziam na sexta-feira os brinquedos, e no início eles traziam
os brinquedos, cada um ia brincar com o seu, havia troca, mas assim eu percebia
que aquele brinquedo era tão significativo pra eles, pra criança no caso, que não
era só o trazer né, pra brincar, então a gente fazia uma roda, bem legal assim, a
gente sentava, eu também trazia, daí a gente trazia o brinquedo e falava sobre
aquele brinquedo, apresentava o brinquedo, esse brinquedo eu ganhei de quem e
por que que eu ganhei, por que que eu escolhi. Então usava, adorava trazer, além
de poder brincar com o brinquedo eles adoravam trazer pra falar, daí depois eles
mudavam, trocavam, achava bem interessante essa parte. E a outra ali de deixar
livre que eu fazia, por exemplo, chegava sexta-feira, depois desse tempo de brincar
ali, se a gente não fazia atividade assim em folhas né ou em caderno, a gente
sentava e conversava “O que que vocês gostaram de fazer essa semana?”, “O que
que vocês acharam mais importante?”, “Teve alguma atividade que vocês não...