51
· Fun Way está ainda mais divertido. (Apreciação) (texto 2)
A avaliação, sob a perspectiva da Apreciação, confere ao produto/objeto descrito
uma característica inquestionável. Ser divertido é uma característica intrínseca e
inquestionável desse livro, e não a opinião de algum professor, o que seria uma avaliação de
Afeto. Ou seja, como afirmado anteriormente, as características e adjetivos presentes em
enunciados que realizam avaliações do tipo Apreciação são apresentadas como inerentes aos
objetos/pessoas avaliados. Em propagandas onde o sistema predominante é a Apreciação há
uma tentativa de ocultar o avaliador (que seria a pessoa que constrói esse texto – por exemplo,
o publicitário) e de construir os predicados do produto como intrínsecos, pertencentes a ele, e
não como opiniões pessoais. Essa característica permite o apagamento dos agentes humanos
dos processos de avaliação de objetos e pessoas, e reforça a qualidade intrínseca dos produtos
anunciados. O quadro a seguir descreve o subsistema Apreciação mais detalhadamente.
Categoria Subcategoria Perguntas-chave Adjetivos positivos em potencial
Impacto
(descrever o impacto emocional
de um objeto sobre alguém)
Mexe comigo?
Interessante, estimulante, divertido,
atraente, fascinante, extraordinário,
surpreendente, sensacional,
excitante.
Reação
Qualidade
(avaliar a qualidade de algo)
Gosto disso?
Lindo, adorável, esplêndido,
encantador.
Equilíbrio
(descreve um objeto/processo
quanto a sua proporcionalidade)
É bem elaborado?
Bem construído, harmonioso,
prático, básico, simétrico,
consistente, unificado, sistemático.
Composição
Complexidade
(descreve um objeto/processo
quanto aos seus detalhes)
A ordem é adequada?
É difícil de entender?
Fácil, acessível, claro, simples, puro,
preciso, detalhado.
Relevância
(avaliar a relevância de um objeto
conforme convenções sociais)
Levanta questões
importantes?
Vale a pena?
Melhor, fundamental, variado,
relevante, dinâmico, eficaz, real,
valioso, importante, extra,
suplementar.
Valorização
Originalidade
(avaliar a singularidade e
inovação de um objeto conforme
convenções sociais)
Traz contribuições novas?
Inovador, único, novo, exclusivo,
reformulado, original, autêntico,
genuíno.
Quadro 2 – Categorias, subcategorias e possíveis adjetivos do subsistema Apreciação
Baseado em Eggins & Slade (1997), White (2004) e Carvalho (2006).