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área da educação
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, bem como a partir de uma recente pesquisa realizada por Sônia Cristina
Soares Dias Vermelho (2004).
Primeiramente, com base neste levantamento, observo que, no periódico que mais
apresenta títulos ligados ao cruzamento em questão, foram publicados apenas cinco artigos
(dois em edições de 2000 e 2001, dois nas duas primeiras edições de 2002 e um em 2006),
sendo que quatro deles se dedicam diretamente à análise de filmes (no caso, um deles analisa
o filme Estado de Cão, de Peter Brosens e Dorjkhandyn Turmunkh; outro analisa Apocalipse
Now, de Francis Ford Copolla, o terceiro analisa dois filmes de animação, Castelo de Areia, de
Co Hoedeman e Histoire de Perles, de Ishu Patel e o último o filme brasileiro Dois Perdidos em
uma Noite Suja). Por promover uma análise imediata dos filmes, esses quatro artigos não
ampliam as discussões para além desses materiais, como já o faz, no caso, o quinto texto, que
se dedica a desenvolver uma abordagem dos processos de constituição de subjetividades
pautados na construção de narrativas – histórias ouvidas, lidas, cantadas, contadas. Para tanto,
e aí sim, o texto se utiliza da análise do filme Central do Brasil, de Walter Salles
10
. O segundo
periódico, em termos de “volume” de publicações de materiais sobre cinema, apresenta um
único artigo. O texto presta-se a avaliar a experiência pedagógica realizada em uma oficina de
cinema que, por sua vez, proporcionou a apresentação simultânea de três filmes de Glauber
Rocha (experiência, esta, que diz respeito ao projeto Trilogia da Terra, concebido pelo
próprio diretor)
11
. O terceiro periódico não traz nenhum artigo sobre cinema, no entanto,
apresenta duas resenhas de livros ligados ao tema (nas edições de 2002 e 2003). O último
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A escolha destas revistas foi feita com base no relatório de avaliação dos periódicos brasileiros em educação
(qualis/Capes) referente ao período compreendido entre 2001-2003. Nesse sentido, o levantamento foi
realizado entre quatro das cinco revistas avaliadas com o conceito “Internacional A”. São elas a revista Educação
& Realidade (UFRGS), Educação e Sociedade (UNICAMP), Revista Brasileira de Educação (ANPEd) e os Cadernos
Cedes (UNICAMP).
10
As referências dizem respeito, respectivamente, aos artigos: ALMEIDA, Milton José de. O eclipse, o dragão
e o cinema estudo sobre o filme O estado do cão. Educ. Soc., set./dez. 2001, vol.22, n.° 77, p. 273-280;
OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado de. Rio acima: percursos pelo filme Apocalipse Now. Educ. Soc., abr. 2002,
vol.23, n.° 78, p. 287-295; BRUZZO, Cristina. Areias e contas em movimento: análise de dois filmes de
animação. Educ. Soc., maio/ago. 2002, vol.23, n.° 79, p.297-301; FONTANA, Roseli A. Cação. A
constituição social da subjetividade: notas sobre Central do Brasil. Educ. Soc., jul. 2000, vol.21, n.° 71, p. 221-
234; e, por fim, AMORIM, Antonio Carlos. Invisível e não enunciável. Edu. Soc. set./dez. 2006, vol. 27, n.°
99, p. 1367-1372.
11
O artigo referido aqui é de autoria de Anita Leandro, publicado em Educação & Realidade. Porto Alegre:
Faced, UFRGS, vol. 28, n.° 2, jul./dez., p. 9-28,2003. Contudo, é importante ressaltar que essa mesma
revista possui outras publicações sobre cinema: dois artigos no ano de 1996 e um no de 1997.