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Positiva (admiração) Negativa (crítica)
Normalidade
(É especial ou
não?)
Sortudo, felizardo,
encantador, normal, natural,
familiar, frio, estável,
predizível, atualizado,
avançado....
Infeliz, excêntrico, estranho,
peculiar, errático, impredizível,
retrógrado, obscuro...
Capacidade
(É capaz ou
não?)
Poderoso, vigoroso, robusto,
saudável, atlético, adulto,
maduro, experiente,
engraçado, inteligente,
sensível, lúcido, centrado,
educado, competente...
Lento, fraco, simplório, desajeitado,
imaturo, infantil, tolo, estúpido,
neurótico, insano, ingênuo,
ignorante, incompetente,
improdutivo....
Estima
social
Tenacidade
(É tenaz ou
não?)
Bravo, heróico, paciente,
cauteloso, cuidadoso,
meticuloso, perseverante,
resoluto, confiável, leal,
constante, flexível,
adaptável...
Tímido, covarde, impaciente,
impetuoso, caprichoso, descuidado,
fraco, desleal, inconstante,
obstinado, irresponsável...
Quadro 6- Julgamento: estima social (Martin e White, 2005, p. 53).
Positiva (elogio) Negativa (condenação)
Veracidade
(É honesto ou
não?)
honesto, sincero, verdadeiro,
franco, direto, discreto...
Desonesto, falso, impostor,
manipulador, enganador...
Sanção
social
Propriedade
(É ético ou
não?)
Bom, moral, ético,
respeitador de leis, justo,
sensível, modesto, humilde,
polido, altruísta, generoso,
caridoso...
Mau, imoral, corrupto, injusto,
insensível, cruel, vão, arrogante,
rude, descortês, irreverente,
mesquinho...
Quadro 7- Julgamento: sanção social (Martin e White, 2005, p. 53).
Apesar de a maneira mais evidente de expressar uma avaliação ser através
do léxico utilizado, especialmente com o uso de adjetivos, é possível que índices de
julgamento sejam ativados nos textos por meio de realizações implícitas.
De acordo com Martin e White (2005, p. 62), a seleção de significados
ideacionais pode ser suficiente para invocar avaliações na ausência de léxico
atitudinal que indique explicitamente quais sentimentos devem ser ativados pelo
leitor. No entanto, ao consideramos que realizações implícitas são possíveis, dizem
os autores, cria-se um problema analítico, pois introduzimos um indesejável
elemento de subjetividade na análise. Por outro lado, se descartássemos a
possibilidade de realizações implícitas, estaríamos afirmando que o autor, ao efetuar
a seleção ideacional de significados, não está levando em consideração os
sentimentos que ela poderá despertar em seu leitor, o que é uma postura
insustentável. Além disso, segundo White (2004), esse tipo de análise também não