Download PDF
ads:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM
CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Dissertação de Mestrado
Urubatã Estivalet Gomes
Orientador: Profª. Drª Susana Tchernin Wofchuk
Porto Alegre - 2007
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Urubatã Estivalet Gomes
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Dissertação apresentada ao Programa de
Pós-Graduação em Educação: Ciências da Vida e
Saúde
Departamento de Bioquímica da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul como requisito à
obtenção ao título de Mestre em Educação em
Ciências: Química da Vida e Saúde .
Orientador: Profª Susana T. Wofchuk
Porto Alegre, 2007
ads:
AGRADECIMENTOS
À minha orientadora Profª. Drª . Susana T. Wofchuk pela oportunidade, apoio,
incentivo e paciência.
Ao prof. Diogo Onofre Gomes de Souza pela iniciativa de aproximar profissionais da
Educação com a pesquisa e pesquisadores e pelo entusiasmo e incentivo
transmitido durante o curso.
Aos professores do curso que sempre nos trataram com muito carinho e
disponibilidade para escutar e auxiliar nas dificuldades e pela demonstração do
prazer de ensinar.
Ao colega que considero como um co-orientador, Olavo B. Amaral, incansável e
sempre disposto a auxiliar.
Ao Diogo Losch de Oliveira com quem aprendi a gostar mais da pesquisa e da
biologia e pela ajuda técnica
Aos funcionários do Departamento de Bioquímica da UFRGS em especial às
funcionárias da secretaria Cléia , Bebel e o Serginho, pela receptividade, zelo e
disponibilidade em auxiliar nas questões administrativas e na procura de dados do
Departamento.
Aos colegas do curso com quem aprendi a compartilhar alegrias e conhecimento.
Ao Professor Renato D. Dias pelas informações da história do Departamento
A minha colega e amiga Ana Brusque pelo constante apoio e por ter tornado
possível realizar mais esta etapa na minha vida.
A minha família que sempre entenderam minha ausência, compartilhando durante a
vida derrotas e vitórias.
IV
LISTA DE ABREVIATURAS
AHCI - Arts and Humanities Citation Index
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FI - Fator de Impacto
ICBS Instituto de Ciências Básicas da Saúde
ISI - Institute for Scientific Information
JCR - Journal of Citation Reports
PROPLAN - Pró-Reitoria de Planejamento da UFRGS
SABI - Sistema de Automação de Bibliotecas – Biblioteca Central da UFRGS
SCI - Science Citation Index
SSCI - Social Sciences Citation Index
UFPR - Universidade Federal do Paraná
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
V
LISTA DAS FIGURAS
Figuras da Dissertação:
Figura 1 - Diagrama da inter-relação entre Informetria, Cienciometria,
Bibliometria e Webmetria
Figura 2 - Número de professores simultaneamente envolvidos nas
publicações do Departamento de Bioquímica no período 1971-2005.
Figura 3 - Contribuição em percentagem, da produção científica
em revistas nacionais e não indexadas, internacionais indexadas e
total de publicações do Departamento de Bioquímica, na produção da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Figuras do Artigo:
Figura 1 - Crescimento das publicações científica brasileira e mundial
no período de 1981 a 2005.
Figura 2 - Publicações científicas indexadas e não indexadas dos
professores do Departamento de Bioquímica no período 1971 a 2005.
Insert: Comparação da produção de artigos indexados do
Departamento com o crescimento da produção brasileira.
Figura 3 - Média (A) e fator de impacto acumulado (B) dos artigos
publicados pelo Departamento desde 1971 a 2005.
VI
Figura 4 - Comparação entre publicações científicas dos professores
do Departamento e título de Doutorado. de professores no período de
1971 a 2005.
Insert: Média de publicações científicas por professor entre o período
de 1971 a 2005.
Figura 5 - Número de orientações de dissertações de teses
(Mestrado) e Teses (Doutorado) pelos professores e publicações
científicas do Departamento no período de 1971 a 2005.
Figura 6 - Professores do Departamento que mais publicaram artigos
nos período agrupados de 7anos a partir de 1971 até 2005.
VII
LISTA DE TABELAS:
Tabelas do artigo:
Tabela 1 - Datas consideradas importantes na história do
Departamento de Bioquímica da UFRGS.
VIII
RESUMO
A atividade científica no Brasil experimentou um acelerado crescimento nas
décadas passadas. Este crescimento ocorreu na maior parte à custa dos centros de
excelência nas maiores universidades públicas, que esclarecem a vasta produção
científica do país. Para tentar compreender o padrão deste crescimento e dos
fatores que influenciam no aumento da produtividade, executamos uma análise
histórica da produção científica do Departamento de Bioquímica da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (que contribui com uma parte considerável da
produção científica posicionada nesta universidade). Focalizando correlações de
crescimento da produção científica indexadas no ISI e dos eventos considerados
importantes na história do Departamento e ainda de políticas Brasileira voltada para
o desenvolvimento da ciência, procurou-se identificar fatores internos e externos que
influenciaram na produtividade científica do Departamento de Bioquímica da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período entre 1971 a 2005.
IX
ABSTRACT
Scientific activity in Brazil has experienced accelerated growth in the past
decades. This growth has occurred mostly at the expense of centers of excellence in
the larger public universities, which account for the vast majority of the country’s
scientific output. To try to understand the pattern of this growth and the factors
influencing the increase in productivity, we have performed a historical analysis of the
scientific output of the Biochemistry Department of a large public university (which
accounts for a considerable share of the indexed scientific production at this
university). By focusing on the temporal course of its growth and drawing correlations
between scientific output and important events in the history of the Department and
of Brazilian science policies, we draw some conclusions on internal and external
factors influencing scientific productivity in Brazil.
10
SUMÁRIO
LISTA DE ABREVEATURAS............................................................................... IV
LISTA DAS FIGURAS........................................................................................... V
LISTA DAS TABELAS......................................................................................... VII
RESUMO............................................................................................................. VIII
ABSTRACT........................................................................................................... . IX
1. INTRODUÇÃO................................................................................................... 11
1.1 HISTÓRICO DO DEPARTAMENTO..................................................... 11
1.2 AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA........................................ 13
1.2.1 CONCEITOS BÁSICOS.......................................................... 14
1.2.2 INDICADORES CIENTÍFICOS ............................................ 15
1.3 OBJETIVO............................................................................................. 17
2. METODOLOGIA................................................................................................ 18
3. ARTIGO ANEXO................................................................................................. 20
3.1 Heading and authors……………………………………………………….. 21
3.2 Abstract……………………………………………………………………… 22
3.3 Introduction……………………………………………………………….… . 23
3.4 Methods…………………………………………………………………….. 25
3.5 Results………………………………………………………………………. 27
3.6 Discussion………………………………………………………………….. . 29
3.7References…………………………………………………………… 33
4. DISCUSSÃO..................................................................................................... . 42
5. CONCLUSÃO..................................................................................................... .44
6. PERSPECTIVAS............................................................................................... 44
6.1 INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES................................................ 44
6.2 INSERÇÃO DA PRODUÇÃO DO DEPARTAMENTO NA UFRGS....... 45
6.3 OUTRAS PERSPECTIVAS..............................................................46
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................... .48
11
1-INTRODUÇÃO
Os dados históricos do Departamento foram coletados a partir de
depoimentos dos professores do Departamento de Bioquímica da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, gravado em vídeo, com uma breve revisão do
Professor Doutor Renato D. Dias.
1.1 Histórico do Departamento
No Rio Grande do Sul, a Bioquímica surgiu em 1959, com a então cátedra de
Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da UFRGS, tanto no ensino quanto
na pesquisa. Em 1960, a cátedra de Química Orgânica incorporou também a
Bioquímica, passando a chamar-se de Cátedra de Química Orgânica e Biológica.
Em 1961, as duas cátedras constituíram o Instituto de Pesquisas Bioquímicas das
Faculdades de Filosofia e de Medicina.
A importância qualitativa e quantitativa das pesquisas realizadas no Instituto
levou à implantação de um Programa de Pós-Graduação (Especialização e
Mestrado), em 1968, posteriormente credenciados pelo Conselho Federal de
Educação nos níveis de Mestrado e Doutorado.
Com a reforma Universitária, em 1970 foi instituído o Departamento de
Bioquímica, sediado no mesmo prédio da Faculdade de Medicina da UFRGS,
absorvendo as atividades do Instituto e incorporando professores da Faculdade de
Veterinária e da Faculdade de Farmácia da UFRGS.
Oficializado em 1971, o Departamento de Bioquímica passou a ministrar aulas
aos alunos provenientes de todos os cursos da área da saúde, além da agronomia e
química. A atividade de ensino foi sempre uma preocupação constante e objeto de
interesse e estudo para que houvesse crescimento qualitativo permanente por parte
dos professores, sem, no entanto, diminuir o seu engajamento na pesquisa
científica.
O credenciamento, pelo Conselho Federal de Educação, implantando os
cursos de Pós-Graduação em Bioquímica ao nível de mestrado (em 1977) e ao nível
12
de Doutorado (em 1996), acrescentou ao Departamento um interesse crescente na
atividade de pesquisa. Isto provocou um salto qualitativo e proporcionou o
desenvolvimento da pesquisa científica de impacto internacional além da formação
de recursos humanos nas diversas linhas de pesquisa oferecida pelo Departamento
Se estabeleceu então uma correlação entre o crescimento da produtividade
científica e a expansão dos programas de pós-graduação, cujos estudantes também
são considerados importante força nesta produção.
A qualificação do corpo docente tornou-se uma meta fundamental frente às
necessidades do seu desenvolvimento científico. A chegada de professores vindos
da Argentina e da Inglaterra, (cientistas renomados nas suas especialidades) em
1978-1979 e em 1987 (contratados como visitantes) contribuiu para a formação de
vários professores, que acabaram constituindo seus próprios grupos de pesquisa
dentro do Departamento. Da mesma forma, o convênio firmado em 1983 com a
Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi extremamente importante, para a
qualificação do corpo docente do Departamento. Somando-se à qualificação
alcançada com a contratação de cientistas estrangeiros, foram feitos convênios e
intercâmbios internacionais com outras Universidades (Argentina, Inglaterra,
Espanha, Austrália e EUA). Em conseqüência destes fatos, todos os professores do
Departamento concluíram Doutorado em 1996 e um bom número de professores
realizou Pós-Doutorado.
Transcorridos 26 anos da sua institucionalização, o Departamento de
Bioquímica mudou-se em 1997, do antigo prédio para uma nova sede de 4.000m
2
com instalações específicas. A construção deste prédio e a obtenção de
equipamentos necessários para atender suas atividades de pesquisa e pós
graduação reflete o prestígio com o qual o Departamento já contava.
Em razão do reconhecimento internacional como centro de referência da
América Latina, o Departamento de Bioquímica da UFRGS tem desenvolvido
trabalhos em conjunto com instituições de diversos países da América Latina, EUA,
Europa e Oceania. Estes vínculos para investigação científica estenderam-se para
intercâmbio de treinamento e estágio de professores/pesquisadores e alunos do
Departamento nas instituições associadas.
13
A relevância do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Bioquímica e o
alto índice de publicações de projeção internacional proporcionaram a formação de
um excelente conceito junto aos órgãos de fomento à pesquisa.
1.2-Avaliação da Produção Científica
Podemos considerar a Ciência como um sistema de produção de
informações, e em particular informações na forma de publicações, considerando
publicação qualquer "informação registrada em formatos permanentes e disponíveis
para o uso comum" (Spinak, 1998).
Na verdade, a Ciência necessita ser considerada como um amplo
sistema social, sendo uma de suas funções é disseminar conhecimentos. Sua
segunda função é assegurar a preservação de padrões e a terceira é atribuir
créditos e reconhecimento para aqueles cujos trabalhos têm contribuído para o
desenvolvimento das idéias em diferentes campos (Macias-Chapula,1998). O meio
mais comum de atribuir créditos e reconhecimento na ciência é a citação sendo o
meio universalmente aceito pelo qual a instituição científica registra e divulga os
resultados de suas investigações (Macias-Chapula,1998). Entretanto, o conjunto da
literatura científica produzida no Brasil requer maior visibilidade e acessibilidade, no
país e no exterior. Atualmente, apenas uma pequena parcela dessa literatura está
referenciada em bases de dados internacionais. Da mesma forma, apenas algumas
áreas da ciência brasileira contam com bases de dados nacionais que promovem, de
modo sistemático, o controle bibliográfico e a disseminação da literatura publicada
(Packer,1998).
Com o surgimento de índices de citação nas últimas três décadas, a importância
das citações ganhou nova dimensão nas vidas dos cientistas, nos departamentos
de pesquisa, nas Universidades e para as nações (Macias-Chapula,1998).
14
A partir da década de 60, surge uma nova área de estudo referida como
Cienciometria, considerada como a área do saber “que trata da análise de aspectos
quantitativos referentes à geração, propagação e utilização de informações
científicas, com o fim de contribuir para o melhor entendimento do mecanismo de
pesquisa científica como uma atividade social”.
Uma das principais ferramentas utilizadas para os estudos de cienciometria
são os índices bibliométricos, geralmente obtidos a partir de bancos de dados, onde
parte da literatura científica mundial produzida anualmente está catalogada. (Pinto e
Andrade, 1999).
1.2.1- Conceitos básicos:
Existem diversas formas de medição utilizados para avaliar a ciência e os
fluxos da informação. Dentre estas, cabe citar a informetria, a cienciometria , a
bibliometria e a mais nova delas, a webmetria (Vanti, 2002).
Informetria é o estudo dos aspectos quantitativos da informação em qualquer
formato, e não apenas registros catalográficos ou bibliografias, referente a qualquer
grupo social, e não apenas aos cientistas. A informetria pode incorporar, utilizar e
ampliar os muitos estudos de avaliação da informação que estão fora dos limites
tanto da bibliometria como da cienciometria (Macias- Chapula ,1998)
Cienciometria é o estudo quantitativo das atividades científicas, com o
objetivo de identificar domínios de interesse (áreas, assuntos, disciplinas) e
compreender a comunicação entre cientistas. A criação da Cienciometria é uma das
principais razões pelas quais, hoje, dispõe-se de tantas informações quantitativas
sobre a ciência e porque se fazem tantas comparações sobre o desempenho
científico (Pinto e Andrade, 1999). A Cienciometria é um segmento da sociologia da
ciência, sendo aplicada no desenvolvimento de políticas científicas (Macias-
Chapula,1998).
15
Bibliometria é o estudo quantitativo da produção, disseminação e circulação
de documentos científicos, incluindo avaliação de autores e usuários (Pinto e
Andrade, 1999; Macias-Chapula, 1998; Pacheco e Kern, 2001).
Webmetria Consiste na aplicação de métodos informétricos à World Wide
Web ( Vanti, 2002).
Figura 1. Diagrama da inter-relação entre os subcampos.
Segundo Vanti (2002).
1. 2.2 - Indicadores científicos
Um dos bancos de dados mais utilizados na bibliografia especializada é
organizado pelo Institute for Scientific Information (ISI). (Pinto e Andrade, 1999).
16
Anualmente são publicados no Journal of Citation Reports (JCR) três
indicadores, por título de periódico: o índice de citação imediato (immediate index), a
meia vida das citações (citation half-life) e o índice mais conhecido e utilizado, o fator
de impacto (impact factor) (Strehl, 2005).
O fator de impacto de periódicos científicos indexados ao Institute for
Scientific Information vem sendo publicado pelo JCR todos os anos, a partir de 1972
(Pinto e Andrade, 1999).
O JCR reúne os dados do Science Citation Index (SCI), Social Sciences
Citation Index (SSCI) e Arts and Humanities Citation Index (AHCI), todos publicados
pelo Institute for Scientific Information.
As informações são organizadas no sentido de revelar o número de citações dos
artigos publicados nele próprio e nos demais periódicos indexados, naquele ano. Por
exemplo, o fator de impacto de uma revista em 1996 é calculado da seguinte
maneira: número de citações no Science Citation Index em 1996 para os artigos
publicados em 1994 e em 1995, dividido pelo número de artigos que a revista
publicou nestes dois anos(Pinto e Andrade, 1999). O termo “fator impacto” foi usado
pela primeira vez em 1955 e evoluiu gradualmente aos dias de hoje, especialmente
na Europa, para incluir o jornal e o impacto do autor. Esta ambigüidade causa
frequentemente problemas, comparar fatores de impacto de revistas é
completamente diferente de comparar autores de artigos GARFIELD (1999).
Usar fatores de impacto de revistas possibilita formular uma média ponderada
do fator de impacto para a coleção de revistas na qual o grupo publica (Rousseau,
1998). Embora criticado, o FI, é entre os indicadores o mais utilizado, sendo uma
medida da penetração e visibilidade da produção científica (Mueller, 2006). O fator
do impacto não é uma ferramenta perfeita para medir a qualidade dos artigos, mas
não há nada melhor e tem a vantagem de ser e é, conseqüentemente, uma boa
técnica para a avaliação científica(GARFIELD, 1999).
Mais recentemente esse índice ganhou bastante popularidade e maior aceitação
a partir da decisão da CAPES de utilizá-lo na avaliação dos cursos de pós-
graduação. Nesse sentido, os conceitos mais altos são restritos aos cursos cujos
docentes e alunos publicam regularmente em periódicos com maior fator de
impacto (Bianco, 2004).
17
O fator de impacto é uma ferramenta importante na avaliação de publicações,
além de mensurar o desempenho de Universidades e Institutos de Pesquisa e
autores individuais. Desta forma, os órgãos de fomento, responsáveis pela
elaboração das políticas de pesquisa, identificam com parâmetros objetivos as
instituições e pesquisadores que se adequam às metas por eles estabelecidas (
Strehl, 2005).
1.3- objetivo
O Departamento de Bioquímica ao longo da sua existência tem se destacado
como uma unidade de projeção científica no cenário nacional e internacional ,
como centro de excelência , contribuindo significativamente na formação de
recursos humanos e na produção científica da UFRGS e do país.
Assim, neste trabalho, procura-se, através das publicações de artigos
científicos produzidos pelos professores do Departamento de Bioquímica da
UFRGS, analisar a evolução da produção dos trabalhos científicos a nível
nacional e internacional, desde a sua fundação e sua contribuição no computo
geral com o crescimento da produção de artigos brasileiros indexados no ISI,
sua contribuição na produção geral da UFRGS, analisando alguns fatores
internos e externos ao Departamento, que influenciaram nesta produção.
18
2-METODOLOGIA
Foram considerados como produção do Departamento os artigos publicados e
aceitos por revistas indexadas e não indexadas ao banco de dados do ISI. Os
artigos publicados em revistas internacionais, porém não encontradas no JCR-2003,
foram considerados "artigos internacionais não indexados”.
Os dados da produção científica e número de orientações de mestrado e
doutorado dos professores do Departamento de Bioquímica da UFRGS foram
extraídos a partir do Curriculum Lattes do CNPq. Os dados coletados foram
separados ano a ano por professor e sobrepostos para que não fossem contados
duas vezes, o mesmo artigo e, do mesmo modo, as orientações de mestrado e
doutorado. Os dados obtidos foram organizados numa tabela onde consta número
total de artigos; artigos indexados e não indexados; artigos nacionais; número de
professores do departamento ; titulação dos professores ; número de orientações de
mestrado e doutorado e somatório do Fator de Impacto do JCR-2003. Fez-se uma
tabela para análise das interações entre professores, isto é, o número de
professores que assinam o mesmo artigo.
A partir destes dados da tabela foram relacionados o somatório do fator de
impacto (FI) com o número de artigos; número de artigos pelo número de
professores; número de orientações de mestrado e doutorado pelo número de
professores e a titulação de professores. De posse dos dados do Departamento,
dados obtidos do CNPq sobre produção de artigos produzidos no Brasil no período
de 1991 a 2005 e do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SABI) referente à produção
da Universidade no período de 1996 a 2003, fez-se gráficos para uma melhor
visualização do perfil apresentado pelo Departamento no período estudado, no
contexto da UFRGS e do Brasil (dados prévios apresentados abaixo em
“Perspectivas”).
Foi escolhido como índice cienciométrico o FI por ser considerado por muitos
autores (por exemplo Strehl , 2005) e órgãos financiadores de pesquisa o mais
utilizado para avaliação de desempenho de faculdades e institutos de pesquisa . A
comunidade científica brasileira vem sendo altamente influenciada pelo fator de
impacto das revistas onde ela publica os seus trabalhos. Um dos indicadores
19
utilizados e aceitos, no Brasil, pela maioria dos pesquisadores, instituições de ensino
e pesquisa e agências financiadoras de pesquisa e pós-graduação, particularmente
pelo CNPq e pela Capes, é o Science Citation Index (SCI), da base de dados do
Institute for Scientific Information (ISI) divulgado pelo Journal Citation Reports (JCR)
(Coura e Willcox ,2003) .
Da mesma forma, Leta e De Méis (1996) utilizaram dados cienciométricos
para traçar o perfil das diferentes área do conhecimento no Brasil durante os anos
1981-1993. Em relação à produção científica de áreas específicas, a Bioquímica
parece ser a mais estudada no Brasil (Meneghini, 1990 ; Fonseca, 1992).
As datas, os eventos considerados importantes , bem como o número oficial
de professores lotados no Departamento, foram fornecidos pela secretaria do
Departamento de Bioquímica.
20
3-ARTIGO ANEXO
Contemporary 35 years of scientific activity in a Biochemistry Department in Brazil –
patterns of growth and factors leading to increased productivity
Urubatã E. Gomes, Olavo B. Amaral, Diogo L. Oliveira, Diogo O. Souza, Susana T.
Wofchuk
Submetido à Scientometrics em 14 de fevereiro de 2007.
21
Contemporary 35 years of scientific activity in a Biochemistry Department in Brazil –
patterns of growth and factors leading to increased productivity
Urubatã E. Gomes, Olavo B. Amaral, Diogo L. Oliveira,
Diogo O. Souza, Susana T. Wofchuk
*
Departamento de Bioquímica, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Brasil - Programa de Pós-Graduação em Educação
em Ciência: Química da Vida e Saúde.
*Corresponding author
Rua Ramiro Barcelos, 2600 (prédio anexo)
Porto Alegre, RS, Brazil
CEP: 90035-003
Phone: 00-55-51-3308-5569
Fax: 00-55-51- 33085537
22
Abstract
Scientific activity in Brazil has experienced accelerated growth in the past
decades, with an increase in productivity which greatly surpasses the international
average. This growth has occurred mostly at the expense of centers of excellence in
the larger public universities, which account for the vast majority of the country’s
scientific output. To try to understand the pattern of this growth and the factors
influencing the increase in productivity, we have performed a historical analysis of the
scientific output of a Biochemistry Department of a large public university in southern
Brazil (which accounts for a considerable share of the indexed scientific production at
this university). By focusing on the temporal course of its growth and drawing
correlations among scientific output and important events in the history of the
Department and of Brazilian science policies, we draw some conclusions on internal
and external factors influencing scientific productivity in Brazil.
23
Introduction
Scientific production has been steadily growing in the world over the past
decades, both in the developed and in the developing countries. Some nations,
however, have attracted attention for their explosive growth, which greatly surpasses
the international rank. Prominent among these are China and other Asian countries
such as South Korea, Singapore and Taiwan, as well as fast-growing European
nations such as Turkey, Portugal and Ireland (Glänzel et al., 2006). Latin America’s
contribution to the world’s scientific production has also been on the rise, increasing
from 1.33% in 1981 to 1.80% in 1993 (Ayala et al., 1995, Leta e De Meis, 1998) to
more than 3% in the XXI century, a rise which has been attributed to increasing
investments in postgraduate education (Leta et al., 2004), increasing access to
higher education (Schwartzman, 2004) and to the return of democratic governments
to a large part of the region (Glänzel et al., 2006).
In the forefront of Latin American scientific growth are the two largest countries and
main scientific “powerhouses” of the region, Brazil and Mexico. Both have
experienced rapid growth in their number of scientific publications from the 1970s
onward and have attracted attention to the study of factors influencing this growth
(Velloso et al. 2004). Brazil alone was responsible for around 1.6% of the world’s
scientific publications in 2003, after nearly tripling this share over the course of 15
years (Figure 1) (Glänzel et al. 2006).
Fig. 1. Æ
Among the reasons cited for the growth of Brazilian science are the almost
parallel increase in the number of postgraduate students (Leta et al. 1998, De Meis
et al.,2003a, De Meis, 2003b.) and the role of regulatory and fomenting agencies in
monitoring, stimulating and rewarding scientific productivity mainly in within
universities, even at times in which investment hasn’t itself risen (Leta et al. 1998).
Accordingly, other important events in the recent development of Brazilian sciences
are the increased activity and relevance of national fomenting agencies created in
the 50s-60s, such as the National Council for Scientific and Technological
Development (CNPq) and the (Coordinating Agency for Advanced Training of
24
Superior-Level Personnel) (CAPES) (De Meis and Longo, 1990). This led to greater
investments in the formation of human resources from the 1970s onwards, both on
the graduate and post-graduate levels, as well as to the development of some large
scale initiatives for financing the country’s top research centers, especially after the
mid-1990s (Leta et al. 2006), even though total investment in science hasn’t been
consistent throughout the period (De Meis et al., 2003a).
Despite this growth, however, one cannot but notice that the rise of science in
Brazil has been asymmetric. Research in Brazil is still very much concentrated in a
few universities, virtually all of them public, which produce the majority of research
articles and possess the largest numbers of postgraduate programs (Velloso et al.
2004; Leta et al. 2006). Since the top 12 universities in terms of research account for
more than 70% of the country’s scientific productivity, the reasons for the country’s
overall growth must be sought within this excellence centers. As previously shown,
faculty numbers in these universities has not risen significantly (Velloso et al. 2004),
and public funding for science has been irregular (De Meis et al. 2003a). Therefore,
other factors should be sought to account for this growth, including the rise in
postgraduate programs (Leta et al. 1998) and other national and internal factors
which stimulated the productivity.
In an effort to better understand how the combination of internal and external
factors can drive the increase in scientific productivity observed in Brazilian science,
we have performed a case study in one of the most productive Departments in the
country in the field of the Biological Sciences. Concentrating in Neuroscience, the
Department of Biochemistry of the Institute of Health Basic Science (ICBS) is one of
the Departments with the largest output of research articles in the Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (the 5
th
most productive university in the country (Leta
et al. 2006), and has experienced a growth that significantly surpasses the national
average. We have therefore analyzed the pattern of its increase in productivity,
aiming to detect internal and external factors which have been determinant in the
growth of this Department activity, and might be therefore extendable to other
research centers of excellence in Brazil.
25
Methods
The aim of our study was to evaluate the production of the Department of
Biochemistry at ICBS, UFRGS, as well as identifying factors within the local and
national scenarios which have influenced its production pattern. For this means, we
undertook a search for the scientific production in periodicals by all individuals listed
as members of the Department’s faculty from its foundation in 1971 up to 2005. Data
on dates of entry and retirement for each faculty member were obtained from the
Department’s administration, along with the year in which their PhD titles were
obtained.
The number of articles published by each active faculty member of the
department in every year was then obtained from the Curriculum Lattes database as
registered in CNPq. This database, in operation since 1999, functions as the central
reference for scientific production among Brazilian researchers and must be “set on
public access” by every researcher in order to be able to submit scientific projects
and apply for fellowships and for research grants. As such, it has to contain several
aspects of their scientific production (as the number of theses supervised), including
the full list of publications by researchers in the country from the beginning of their
careers onward.
Total publication numbers for the department were obtained by adding the
numbers for each faculty member, taking care to avoid overlapping in the case of
collaborations. Indexed articles were defined as those indexed in the Institute for
Scientific Information (ISI) in the Journal Citation Report, from which impact factors
for each article were also drawn. Mean and cumulative impact factors for every year
were then calculated based on this source. Publications mentioned in the faculty’s
curriculum but not in periodicals indexed by the ISI were consider as non-indexed.
Data on local and external factors which could be related to the evolution of
scientific production at the Department over the years were obtained through
interviews with current and former faculty members, as well as from the Department’s
26
administrative records. Important dates were registered, including the opening of the
Department’s master’s (MSc) and PhD programs, the arrival of important
researchers, major financial grants and others. We also obtained data on the
establishment of national scientific policies (such as financial stimuli for productive
researchers and evaluation systems of postgraduate programs) from the national
research (CNPq) and superior education (CAPES) agencies.
27
Results
From 1971 to 2005, the total scientific output of the Department of
Biochemistry in periodicals amounted to 1280 articles, of which 1016 were indexed
by the ISI. Scientific production by the department steadily grew from 1977 onwards,
and sharply rose in the mid-1990s, with the number of indexed articles per year
quadrupling between 1995 and 2005 (Figure 2). Meanwhile, non-indexed scientific
production (which still accounts for a large part of scientific output in Brazil, especially
in smaller centers) remained in a low level throughout the period.
Fig. 2. Æ
To try to analyze if the quantitative growth of the department’s production was
accompanied by an increase in its visibility, we analyzed the mean impact factors of
indexed articles published in the period. Figure 3A shows that, despite the increase
in the quantity of published articles in the last decade, the mean impact factors
remained relatively stable after 1990. The peak in mean impact factor was actually
reached in the 1980s, but this was mostly due to a relatively small number of articles
in high-visibility journals by the main researcher in the Department at the time, in a
period when total productivity was low. Despite the lack of change in mean impact
factors, however, the sharp increase in the number of articles led to a natural
increase in the cumulative impact factor of published articles over the past decade
(Figure 3B).
Fig. 3. Æ
Figure 4 shows that the increase of productivity cannot be attributed to an
increase in the size of faculty, as the number of faculty members remained relatively
stable (Figure 4), with the rise in productivity in recent years being due to an increase
in the mean number of articles per faculty member (Figure 4, insert). On the other
hand, the increasing qualification of the faculty members could be related to this
increase in productivity, as the number of faculty members with a PhD increased
steadily from around 10% in the 1970s to 100% in 1996 (coincidently, the year where
the steep rise in productivity begins).
28
Fig. 4. Æ
This increase in qualified faculty was accompanied by a significant increase in
the number of postgraduate theses produced in the Department. This was driven by
the creation of its postgraduate master’s and PhD programs in 1977 and 1992,
respectively, and favored by the increase in research activity and in the capability of
the faculty in supervising students. It also closely accompanies the increase in the
department’s scientific output, a relation which has also been shown to occur
between the total Brazilian scientific output and number of postgraduate students
(Leta et al., 1998).
Fig. 5.
Æ
Since the creation and development of new research groups is seen as an
important factor in the growth of Brazilian research activity (Leta et al., 1998) we
decided to analyze the research production of individual researchers (the 5 most
productive) within the department’s faculty over the years to try to visualize this trend.
As one can see in Figure 6, the scientific output of the various research groups in the
department grew over time. However, the distribution of scientific production among
faculty members significantly changed over time, from a scenario in which one senior
researcher in dominated the department’s research activity to one in which various
researchers shared the department’s productivity in a more equal fashion.
Fig. 6. Æ
Finally, to try to correlate the temporal pattern of growth of the Department
with important events in its history and in the history of the country, as obtained by
interviews with the faculty, we listed some of these events in a chronological form on
Table 1. Important events in this list include the arrival of experienced researchers
from abroad, the creation of the Department’s MSc and PhD programs, major
research grants, national productivity stimuli through the institution of personal grants
for Brazilian active researchers, and the current model of evaluation of postgraduate
programs (heavily based on research output).
Table 1. Æ
29
Discussion
The first evident conclusion to be drawn in our study is the fact that the growth
of scientific productivity in the Department of Biochemistry, ICBS, at UFRGS over the
years correlates well with that of Brazilian science as a whole, at least temporally,
with a slow increase in the 1970s and 1980s being followed by a rapid rise from the
1990s. This seems to be an indication that external factors, such as the switch in
academic mentality and in national policies trying to favor research activity in public
universities, can account for at least part of this growth. These include the crescent
value attributed to a researcher’s publications in the distribution of scholarships,
research grants and faculty positions, as well as the evaluation of postgraduate
programs clearly according to their scientific productivity.
Nevertheless, some differences exist between the department in our study and
the national research profile. First of all, the relative increase in productivity in the
Department of Biochemistry at UFRGS is well over the national average (Insert
Figure 2). A second difference from the national profile is the clear privileging of
indexed, international, English language journals over national Portuguese language
periodicals, a pattern which is opposite to that observed in much of the country (Leta
et al., 2006; Leta et al. 2001; Mendonça de Araújo et al., 2005). This internationally
minded pattern, however, seems to predominate in larger research centers in Brazil,
and has been clearly on the rise in recent years (Araújo, Mourão e Leta, 2005). The
fact that most of the Department’s productivity is still aimed at low and medium
impact journals, however, is in keeping with the national profile of a greater increase
in the quantity of publications than in their visibility (Leta e Glanzel, 2006). This could
be due to the fact that, although Brazilian public policy has undoubtedly favored high
numbers of publications in evaluating researchers and programs, stimuli for research
quality and visibility, including citations and impact factors of publications, has been
slower to come, and remains a challenge for coming years.
One of the most important observations of our study is that a steep rise in
productivity was obtained without an increase in faculty numbers. A similar trend was
shown for Brazilian public universities as a whole, in which scientific productivity
30
virtually doubled between 1995 and 2000, while the increase in faculty numbers was
insignificant (1.4%) in the same period (Velloso et al. 2004). On the other hand, the
qualification of the Department’s faculty (as measured by the proportion of faculty
members with a PhD), and especially the increase in the number of postgraduate
students throughout the years, seem to present a better temporal correlation with the
Department’s increase in productivity, and probably account for a real significant part
of it.
The importance of the formation of human resources on Brazilian science in
Brazil, especially through the establishment of postgraduate programs, has been
previously studied (Leta et al. 1998), and an increase in scientific production has
been shown to correlate with an increase in the number of postgraduate
scholarships, even in times in which research investment as a whole had not
increased (Leta et al. 1998, De Meis 2003a). In the case of our department, the
argument to be made in favor of the increase in postgraduate students is a
particularly strong one, as the steep rise in productivity begins in the mid-1990s,
precisely at the point in which the first PhD students in the department’s program
(started in 1992) were finishing their theses and publishing their work.
Another important factor in the growth of our department seems to have been
the arrival of senior researchers from abroad. This has been advocated as a
particularly effective way of driving scientific productivity in Brazil to the standards of
the developed world, with reduced costs and “brain drain” when compared with the
alternative of sending Brazilian students abroad (De Meis & Longo, 1990). In the
case of our department, the arrival of two well-established researchers helped to
increase research not only through their own scientific output, but also through the
qualification of their colleagues. This is clearly shown by the fact that, of the current
faculty members of the department, 11 (33%) had one of these two senior
researchers as their PhD advisor. This spreading of knowledge can therefore
probably account for the growth of new scientific groups and the more homogeneous
distribution of scientific production in the department, as seen in figure 6. The
establishment of a larger number of productive research groups also promotes and
increasing number of collaborations among researchers, helping to keep productivity
on the rise (data not shown).
31
Along with these factors relating to human resources, greater financial
investment also seems to have played a role in the increase in the department’s
productivity. The first large institutional grants obtained by the department, for
example, were obtained in the mid 1990s, just before the point in which scientific
output began to rise more steeply. However, one should note that these grants were
obtained through a scientific activity which was already on the rise at that time. As
previously mentioned, this point in time also coincides with the establishment of
national policies for stimulating research within universities, including the concession
of financial rewards for productive research and the effective evaluation of scientific
productivity for classifying postgraduate programs (Leta et al., 2006). This switch in
national policy also led to changes in internal policies within the Department of
Biochemistry, ICBS, at UFRGS in order to stimulate research, including the
requirement of at least one indexed publication as a first author for students in order
to earn a PhD, as well as a heavy increase in the importance of research publications
in classifying both students applying for postgraduate scholarships and researchers
applying for faculty positions.
Therefore, analyzing this data as a whole, it appears that the rise of
productivity in our department is tightly linked to a) the investment in human
resources, manifested by arrival of senior researchers, qualifying of faculty members
and the increase in the number of students, and b) the stimulation of productivity by
national and local policies which increasingly value scientific publications in the
allocation of resources and selection of personnel for postgraduate and faculty
positions. Although it is unclear if this can be generalized to Brazilian science as a
whole, a similar pattern probably holds true for most of the countries’ reference
research centers of excellence, which account for most of the national productivity
(Leta et al. 2006, Velloso et al. 2004), and can therefore might explain to a large
extent the increase in Brazil’s share of international scientific activity.
32
Acknowledgements: This work was supported by funds from Study and Project
Financing agency (FINEP) and Coordinating Agency for Advanced Training of
Superior-Level Personnel (CAPES).
33
References
AYALA, F. J. (1995), Science in Latin America, Science, 267: 826-827.
DE MEIS, L., LONGO, P. H., FALCÃO, E. B. M. (1989), The learning process in
science: a study among Brazilian biochemists, Biochemical Education, 17: 127-132.
DE MEIS, L., LONGO, P. H. (1990), The training of Brazilian Biochemists in Brazil
and in Developed Countries: Costs and benefits, Biochemical Education, 18: 182-
188.
DE MEIS, L., VELLOSO, A., LANNES, D., CARMO, M.S., DE MEIS, C. (2003a), The
growing competition in Brazilian science: rites of passage, stress and burnout,
Brazilian journal of Medical and Biological Research, 36: 1135-1141.
DE MEIS. L. (2003b), Impact factors: just part of a research treadmill. Nature, 424 :
723.
GLÄNZEL, W., LETA, J., THUS, B. (2006), Science in Brazil. Part 1: A macro-level
comparative study, Scientometrics, 67: 67–86.
LETA, J., LANNES, D. , DE MEIS, L. (1998), Human resources and scientific
productivity in Brazil. Scientometrics, 41: 313-324.
LETA, J.. JACQUES, R., FIGUEIRA I., DE MEIS L (2001). Central visibility of
Brazilian psychiatric publications from 1981 to 1995. Scientometrics, 50: 241-254.
LETA, J., GLÄNZEL, W., THUS, B. (2006), Science in Brazil. Part 2: Sectoral and
institutional research profiles, Scientometrics, 67: 87–105
MENDONÇA DE ARAÚJO, K., MOURÃO, P. A. S., LETA, J. (2005), Balance
between education- and research-oriented publications from a Brazilian University
Hospital, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, 38: 1285-1291.
34
SCHWARTZMAN, S. (2004) Equity, quality and relevance in higher education in
Brazil. An Acad Bras Cienc, 76: 173-188.
VELLOSO, A., LANNES, D., DE MEIS, L. (2004), Concentration of Science in
Brazilian governmental universities, Scientometrics, 21: 207-220.
35
Figure 1. Growth rate of Brazilian (white) and international (black) scientific
publications from 1981 to 2005. Growth is expressed as the ratio of the number of
articles in a given year to the number of articles in 1981 [obtained from the Brazilian
Coordinating Agency for Advanced Training of Superior-Level Personnel (CAPES)].
36
Figure 2. Scientific publications
37
Figure 3. Mean (A) and cumulative (B) impact factor of articles published every year
from 1971 to 2005, as measured by the Journal Citation Report .
38
Figure 4. Total number of faculty members (black) and number of faculty members
with a PhD (white) at the Department of Biochemistry at Universidade Federal do Rio
Grande do Sul from 1971 to 2005. The number of scientific publications in each year,
as seen in figure 1, is also plotted with the scale on the right-hand side for
comparison. Insert: Mean number of publications/year in scientific journals per faculty
members, between 1971 and 2005.
39
Figure 5. Number of MSc (white) and PhD (black) theses produced every year from
1971 to 2005 at the Department of Biochemistry, ICBS, of Universidade Federal do
Rio Grande do Sul from 1971-2005. The number of scientific publications in each
year, as seen in figure 2, is also plotted with the scale on the right-hand side for
comparison.
40
Figure 6. Publications by the 5 most productive faculty members (as measured by
number of publications) at the Department of Biochemistry in each of five 7-year
periods from 1971 to 2005. Each individual researcher is represented by a different
bar pattern throughout the graph. Not all faculty members have their production
depicted in every period, as the most productive researchers varied from period to
period. Researchers maintaining the highest scientific productivity throughout the
department’s history are labeled with letters A through C.
41
Table 1. Landmark dates in the history of the Department of Biochemistry, ICBS, at
the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and in the recent history of Brazilian
science.
YEAR EVENT
1971 Foundation of the Department of Biochemistry at UFRGS
1976 Arrival of 1
st
senior professor (from Argentina)
1977 Opening of postgraduate MSc program
1983 Collaboration with another public university for institution of a
collective PhD program
1986 Arrival of 2
nd
senior professor (from England)
1990s
Institution of personal financial grants for Brazilian active
researchers
1992 Opening of the department’s own PhD program
1993 1
st
Study and Project Financing agency (FINEP) grant
1996 2
nd
FINEP (Study and Project Financing agency) grant; 1
ST
National
Support Program for Nuclei of Excellence (PRONEX) grant
1997 Opening of the department’s new headquarters
1998 Start of the current national evaluation model for postgraduate
courses by CAPES
2004 3
rd
FINEP (obtained through the Basic Health Sciences sector of the
University)
2005 2
nd
PRONEX grant
42
4-DISCUSSÃO
A produção científica do Departamento de Bioquímica da UFRGS
apresentou um perfil de colaboração internacional de artigos brasileiros indexados
no ISI semelhante ao do país no período de 1981 a 2005. Ao longo dos seus 35
anos o Departamento publicou um total de 1280 artigos, dos quais 1016 artigos em
revistas indexadas no banco de dados do ISI (79,4%). Isto mostra a preferência dos
professores do Departamento em optarem por publicações em periódicos indexados,
que podem trazer maior prestígio aos seus trabalhos, como sugere Strehl (2005).
Coimbra Jr. (1999) cita que determinadas bases de dados consideradas
como de maior prestígio tem sido percebidas como parâmetro indicativo da
qualidade de um periódico e, por extensão, dos artigos neste publicados, gerando
acirrada competição entre editores, autores e instituições financiadoras de pesquisa.
Para Strehl (2005), o “fator de impacto” pode ser mais representativo do que
o número de publicações absoluta de um cientista. O Índice de Impacto é utilizado
por órgãos de pesquisa como a CAPES e o CNPq para qualificar a produção
científica e direcionar o financiamento público das pesquisas (Vilhena e Crestana,
2002) e direcionar o financiamento público das pesquisas.
O convênio firmado em parceria com a Universidade Federal do Paraná
(UFPR), a orientação através dos pesquisadores visitantes e a formação em outros
centros no Brasil e exterior possibilitou ao Departamento qualificar seus docentes de
forma a contar com 100% de professores doutores a partir de 1996. Esta
qualificação, entre outros fatores, teve como resultado um número maior de
publicações em revistas indexadas internacionais.
Kondo (2005),cita que os cientistas estrangeiros são possivelmente a principal
fonte de transferência de conhecimento acadêmico entre países. Dos atuais
docentes 13 (treze) foram orientados pelos professores estrangeiros incorporados ao
quadro de professores do Departamento. Do mesmo modo, a implantação dos
cursos de Pós-Graduação e a seleção de candidatos aos cursos de mestrado e
doutorado, contribuíram significativamente para o bom desempenho e projeção do
43
Departamento no cenário internacional. Isto confirma fontes como Leta et al. (1998),
que descrevem como a produção está diretamente relacionada com os cursos de
Pós-Graduação e com o investimento na qualificação de pessoal.
A alta produtividade deste núcleo, referenciada como centro de excelência,
não está alicerçada somente na qualificação dos recursos humanos, mas também
em fatores mais complexos como um ambiente de cooperação entre professores e
as relações inter-pessoais envolvendo orientador e alunos do Pós-Graduação,
citados por Fonseca (1997) como essenciais para imprimir dinamismo e
empreendendorismo no âmbito da ciência.
Decisões políticas internas, como a recomendação de que as teses e
dissertações fossem redigidas em forma de artigo e o estabelecimento da
obrigatoriedade de que as teses de Doutorado apresentassem pelo menos um artigo
publicado em revista indexada com índice de impacto maior que 1, impulsionou a
produção de artigos.
A avaliação dos programas de Pós-Graduação e políticas de incentivo de
produtividade bem como projetos de incentivo a pesquisa dos órgãos de fomento
também foram e são determinantes na produtividade.
44
5-CONCLUSÃO
Os fatores de produtividade não se resumem somente a aspecto quantitativos
e qualitativos dos artigos produzidos ao longo do tempo mas, de inter-relações
complexas intra-departamental e institucional bem como das políticas nacionais de
apoio a pesquisa e ao pesquisador. Os convênios entre instituições de pesquisa e
órgãos de fomento têm papel preponderante na organização, produção e
disseminação dos conhecimentos gerados, dando uma maior visibilidade da
produção cientifica a nível nacional e internacional.
6- PERSPECTIVAS
Como perspectivas estão descritos resultados prévios que demonstram a
interação entre professores na produção intelectual do Departamento. Também está
descrita a avaliação prévia do impacto desta produção na Universidade Federal do
Rio Grande do Sul, evidenciando a importância do Departamento na Instituição em
que está inserido e sua vocação na produção de conhecimento em área básica com
divulgação internacional.
6.1- Interação entre professores
Ao longo dos anos, as publicações não só aumentaram em número, como
passaram a envolver mais de um autor/professor do Departamento de Bioquímica,
conseqüência da formação de grupos e de um ambiente favorável às relações de
trabalho, conforme citado por Fonseca et al. (1998).
Este enfoque merece maior e mais profundo detalhamento futuro. Abaixo,
apresentamos a percentagem de interações (professores presentes
simultaneamente nas publicações) no total da produção do Departamento no
período de 1971 a 2005.
45
Figura 2: Número de professores simultaneamente envolvidos nas publicações do
Departamento de Bioquímica no período 1971-2005.
6.2 - Inserção da produção do Departamento na UFRGS
Também a avaliação da contribuição da produção do Departamento para a
produção total da UFRGS merece um estudo cuidadoso. Previamente, utilizamos
dados da PROPLAN/SABI (disponíveis para o período 1996 a 2003) para fazer
uma relação com os dados do Departamento. Observamos que o Departamento
contribuiu com 6,5% e com 26,2% dos artigos indexados publicados pela UFRGS,
respectivamente, em 1996 e 2003, sendo que a média no período todo foi de 13%
da produção total da UFRGS no que se refere à produção de artigos
internacionais.
É pequena a contribuição do Departamento na produção de artigos nacionais
da UFRGS que oscilou entre 0,2 e 1,0% (de 1996 a 2003) perfazendo 0,45% do
total de artigos nacionais produzidos neste período.
46
Estes dados, mostrados na figura 3 abaixo, evidenciam o impacto da
produção científica do Departamento de Bioquímica na instituição à qual pertence.
Observa-se que esta contribuição é basicamente em revistas internacionais
indexadas, já que o Departamento produz conhecimento concentrado em área
básica divulgado nestas revistas.
Figura 3: Contribuição do Departamento de Bioquímica, ICBS, para a produção da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no que refere à produção científica em
revistas nacionais e não indexadas, internacionais indexadas e total de publicações.
Os dados são expressos em percentagem.
6.3 - Outras perspectivas
O estudo realizado e descrito no artigo em anexo não esgotou a possibilidade
de se fazerem outros estudos utilizando índices bibliométricos na pesquisa de
fatores de produtividade no desempenho do Departamento de Bioquímica – ICBS-
UFRGS.
47
Uma das possíveis perspectivas é fazer um acompanhamento dos grupos de
pesquisa desde a sua formação para avaliar a contribuição de alunos de Iniciação
Científica e de Pós-Graduação e dos componentes incorporados nos grupos ao
longo dos anos.
Outro enfoque é acompanhar o destino dos alunos egressos do Programa de
Pós-Graduação. Nesta avaliação poderemos analisar em que estão trabalhando, o
que produziram em termos de pesquisa, quantos núcleos de pesquisa foram
abastecidos com a formação de recursos humanos formado pelo Departamento,
qual o impacto das publicações desses egressos na literatura internacional. Assim,
estaremos também avaliando as “famílias” formadas pelos nossos
professores/pesquisadores.
48
7-REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BIANCO, Antonio C. (2004). Fator de impacto. Arq Bras Endocrinol Metab.
48(3):335-336.
COIMBRA JR., Carlos E. A. (1999) Scientific production in public health and the
international literature bases. Cad. Saúde Pública 15(4):883-888.
COURA, J.R. WILLCOX L. De CB (2003) Impact factor, scientific production and
quality of Brazilian medical journals. Mem. Inst. Oswaldo Cruz 98(3):293-297.
FONSECA L. (1992)The impact of Brazilian publication in biochemistry and
molecular cell biology. Ciência e Cultura 44(2/3):172-177.
FONSECA, L., VELLOSO, S., WOFCHUK, S. DE MEIS, L. (1997) The importance of
human relationships in scientific productivity. Scientometrics 39(2):159-171.
FONSECA, L., VELLOSO, S., WOFCHUK, S. DE MEIS, L. (1998) The relationship
betweem advisors and students. Scientometrics 41(3):299-312.
GARFIELD, E. 1990 How ISI selects journals for coverage: quantitative and
qualitative considerations. Current Contents.
GARFIELD, E. 1999 Journal impact factor: a brief review. Canadian Medical
Association Journal, 161(8): 979-980
KONDO, E. K.(1998) Desenvolvendo indicadores estratégicos em ciência e
tecnologia: as principais questões. Ciência da Informação 27(2):128-133.
LETA J, De MEIS L. (1996) A profile of science in Brazil. Scientometrics 35(1): 33-44.
49
LETA, J., LANNES,D. , DE MEIS, L. (1998) Human resources and scientific
productivity in Brazil. Scientometrics, 41(3):313-324.
MACIAS-CHAPULA,C. A. (1998). O papel da informetria e da cienciometria e sua
perspectiva nacional e internacional. Ciência da informação 27(2):134-140.
MENEGHINI R, FONSECA L. (1990) Índices alternativos de avaliação da produção
científica em bioquímica no Brasil. Ciência e Cultura 42:629-645.
MUELLER, S. P. M. (2006) A comunicação científica e o movimento de acesso livre
ao conhecimento. Ciência da Informação, 35(2):27-38.
PACHECO, R.C.S;KERN, V.M.(2001) Uma ontologia comum para a integração de
bases de informações e conhecimento sobre ciência e tecnologia. Ciência da
Informação. 30(3): 56-63
PACKER, Abel Laerte; ANTONIO, Irati; BERAQUET, Vera Sílvia Marão.(1998)
Towards the electronic publishing. Ciência da Informação, 27(2).
PINTO, Angelo C.; ANDRADE, Jailson B. de.1999 Impact factor of scientific journals:
what is the meaning of this parameter? Química Nova 22(3):448-453
ROUSSEAU, R. ( 1998) Indicadores Bibliometricos para avaliação de Instituições
Científicas. Ciência da Informação 27(2):149-158
SPINAK, E. (1998) Indicadores cienciométricos. Ciência da informação 27(2):141-
148.
STREHL, L. (2005) O fator de impacto do ISI e a avaliação da produção científica:
aspectos conceituais e metodológicos. Ciência da Informação 34(1):19-27.
50
VANTI, Nadia Aurora Peres.(2002) From bibliometry to webometry: a conceptual
exploration of several forms of measuring information and knowledge. Ciência da
Informação 31(2):369-379.
VILHENA, V.; CRESTANA, M. F.,. (2002) Produção científica: critérios de avaliação
de impacto. Revista da Associcação Medica Brasileira 48(1):20-21.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo