4.3. Equa¸c˜oes Anal´ıticas das Correntes e Tens˜oes de Fase do Sistema PMSM/DMIC
del-ufms
Do ponto de vista de acionamento, uma das principais diferen¸cas entre o BDCM e o
PMSM ´e que: o primeiro opera no modo monof´asico (cada fase conduz 120
◦
) enquanto o
segundo opera no modo trif´asico (cada fase conduz 180
◦
). Com o DMIC, o PMSM operar´a
de dois modos diferentes: trif´asico abaixo da velocidade base e hibrido (modo trif´asico e
monof´asico) acima da velocidade base.
No esquema DMIC/BDCM, o ˆangulo de avan¸co θ
a
´e medido em rela¸c˜ao ao ponto de
cruzamento entre o valor da tens˜ao fcem de linha (fase-fase) e a tens˜ao fornecida pela fonte
DC (Vdc). O ˆangulo de condu¸c˜ao inicia em 180
◦
`a velocidade base e, lentamente, diminui
at´e 120
◦
de tal modo que a opera¸c˜ao monof´asica ´e alcan¸cada e a falha na comuta¸c˜ao ´e
evitada [9]. Este controle s´o ´e poss´ıvel por causa do ˆangulo de extin¸c˜ao θ
b
.
A principal raz˜ao de se usar um intervalo de condu¸c˜ao vari´avel ´e para maximizar a con-
vers˜ao de potˆencia eletromecˆanica acima da velocidade de base. A maximiza¸c˜ao ´e al-
can¸cada porque, durante o intervalo de comuta¸c˜ao, a corrente na fase a ser desligada
pode ser alta, mas diminuir´a em amplitude, pois, a fcem ´e maior que a tens˜ao do link-
DC. Embora a corrente diminuia, ela contribui em grande parte para o desenvolvimento
de torque motor (corrente e tens˜ao tˆem o mesmo sinal).
Se o transistor ´e desligado, isto ´e, θ
b
= 60
◦
, a corrente da fase a ser desligada comutar´a
para o diodo em anti-paralelo do transistor oposto, e a polaridade oposta da tens˜ao do
link-DC ser´a aplicada `a m´aquina. Esta comuta¸c˜ao far´a com que a diferen¸ca de tens˜ao
entre a fcem da m´aquina e a tens˜ao do conversor seja maior e, portanto, a corrente
diminuir´a rapidamente. Se for permitido ao transistor conduzir p or um per´ıodo mais
longo, isto ´e, θ
b
< 60
◦
, a mesma polaridade da tens˜ao do link-DC ser´a aplicada `a m´aquina
e, assim, a diferen¸ca da tens˜ao entre a fcem da m´aquina e a tens˜ao do conversor ser´a
menor e, portanto, a corrente diminuir´a lentamente. No entanto, ´e importante observar
que em velocidades ligeiramente acima da velocidade base, o ˆangulo de extin¸c˜ao n˜ao seja
muito pequeno, pois, nestas velocidades a fcem ´e pouco maior que a tens˜ao Vdc e, se θ
b
´e muito pequeno, poder´a ocorrer falha na comuta¸c˜ao, isto ´e, a corrente n˜ao ser´a anulada
e a comuta¸c˜ao n˜ao acontecer´a [9].
4.3 Equa¸c˜oes Anal´ıticas das Correntes e Tens˜oes de
Fase do Sistema PMSM/DMIC
O acionamento do PMSM atrav´es do DMIC pode ser explicado usando o modelo d-q do
motor. As equa¸c˜oes anal´ıticas de correntes e tens ˜oes de fase f oram obtidas em fun¸c˜ao dos
parˆametros do sistema.
Acima da velocidade base, o DMIC aciona o PMSM de forma hibrida: opera¸c˜ao trif´asica
que ocorre durante a comuta¸c˜ao e, a monof´asica que acontece ap´os a comuta¸c˜ao. O
chaveamento muda a cada 60
◦
, isto significa que a cada 60
◦
h´a um p er´ıodo de comuta¸c˜ao
e um de p´os-comuta¸c˜ao. O inversor pode operar em 8 estados diferentes, sendo 6 n˜ao-
nulos e 2 nulos. Nesta an´alise, ser˜ao considerados apenas os estados n˜ao-nulos do inversor.
Devido `a simetria, ´e necess´ario a an´alise de apenas um subintervalo de 60
◦
e estender as
express˜oes anal´ıticas de correntes e tens˜oes de fase para o ciclo completo [9].
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