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você gasta menos tempo pensando em roupa, emprega melhor o seu tempo com a família,
com os filhos, e ainda tem uma roupa lavada com qualidade. Assim, os enunciados podem ser
construídos mostrando cenas da vida real e das roupas no antes e depois (sujas e depois
limpas). Ou seja, existe uma ‘forma material’, concreta, de dizer os resultados que este
produto oferece. Trabalha-se com valores práticos, com valores de uso.
Já no caso de bebidas, como é o caso das publicidades em análise neste trabalho, sendo
cervejas ou refrigerantes, não existe uma forma de mostrar materialmente, concretamente os
resultados do produto. Isso porque o resultado do produto na pessoa é uma questão de
sentidos: de paladar, de gosto, de cheiro, enfim, a possibilidade de mostrar os resultados de
determinada bebida em uma narrativa audiovisual depende de estratégias que incluem além
das sensações que a bebida pode causar - bem estar, refrescância, mata a sede, agrada o
paladar, acompanha bem determinadas comidas (valores estes mais concretos ou de uso) -
dependem de uma série de reações das pessoas sobre o produto e se manifesta basicamente
em expressões faciais. “Por mais habilidosos que sejam seus ‘criativos’, todas as agências de
publicidade sabem quanto é difícil fazer apreender um anúncio (ou num comercial), isto é,
apenas pela imagem, as propriedades estésicas inerentes aos objetos que elas têm a tarefa de
promover. Sobretudo, evidentemente, quando as qualidades a se valorizar são de ordem
olfativa, gustativa tátil ou sinestésica” (LANDOWSKI, 2006, p.20).
O valor de uso de uma bebida só pode ser mostrado através da satisfação de seu gosto
pessoal, e este gosto se mostra no momento em que a pessoa consome o produto, através de
suas expressões de rosto ou corpóreas, ou expressões verbais. Por exemplo, ao ingerir um
refrigerante, alguém pode fazer uma expressão de agrado, de refrescância, pode também fazer
cara feia, pode guspir de volta, pode dizer que é ruim, dizer que é bom, fazer ‘hummmmmm’,
enfim, para a manifestação dos valores de uso este tipo de estratégia se utiliza. A partir disso,
as publicidades trabalham com as relações que se produzem entre o consumidor e o produto
na relação com um terceiro.
A produção dos efeitos de sentido de realidade no audiovisual acontece nas suas
diferentes dimensões: visual, verbal e sonora, cada qual com seus recursos específicos. O
enunciador lança mão da utilização de representações de diversos tipos de elementos como
espaços (geográficos, históricos, institucionais), tipos de personagens, comportamentos,
representações do tempo, trabalhos de edição, entre outros.
É possível ler a produção dos efeitos de sentido de realidade através dos elementos
compositivos da plástica da imagem como as linhas, cores, texturas, os ângulos de câmera, os
planos, os enquadramentos, os ritmos, entre outros.