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ESTRATÉGIA 4: TRILHA ECOLÓGICA INTERPRETATIVA
OBJETIVOS: Traçar e interpretar as características das espécies da flora existente no Parque, ao longo do
trajeto percorrido durante o “estudo do meio”.
DESCRIÇÃO: É uma atividade que requer habilidades para manusear ferramentas de cartografia e geografia,
aliadas a pesquisas sobre as espécies existentes na floresta que compõe o Parque. Imprimir significado com apelo
à sensibilização para a preservação ambiental e sua importância.
OPERAÇÕES PREDOMINANTES: Observação / obtenção e organização de dados / interpretação
/classificação /criatividade / análise / síntese / harmonia / sensibilidade.
Ações do Educador Ambiental
Recursos de Avaliação
• planejamento: os estudantes decidem com o professor o foco de
estudo, os aspectos importantes a serem observados, os
instrumentos a serem usados para o registro da observação e
fazem as pesquisas necessárias.
• elaboração da Trilha: coletar dados durante o estudo do meio,
organizar e sistematizar dados, transcrever e analisar o material.
• Apresentação dos resultados: os estudantes apresentam as
conclusões para a discussão do grande grupo, conforme os
objetivos propostos para o estudo.
• Capacidade de observação,
de organização e síntese;
• Pertinência nas pesquisas;
• Elaboração de cartaz com
Trilha Ecológica
Interpretativa, com apelo à
sensibilização e à educação.
ESTRATÉGIA 5: AULA EXPOSITIVA DIALOGADA SOBRE PESQUISA-AÇÃO
OBJETIVOS: Compreender a metodologia que confere suporte teórico à experiência.
DESCRIÇÃO: Exposição do conteúdo, com participação ativa. Estimulando os questionamentos e discussões
sobre o objeto de estudo, neste caso, a metodologia da Pesquisa-Ação. Propõe a superação da passividade e a
imobilidade intelectual dos estudantes.
OPERAÇÕES PREDOMINANTES: Habilidade de expressão / comunicação / clareza / desenvoltura /
Obtenção e organização de dados/Interpretação/Critica/Decisão/Comparação.
Ações do Educador Ambiental
Recursos de Avaliação
• Professor contextualiza o tema de modo a mobilizar as estruturas
mentais para operar com as informações, articulando-as;
• faz a apresentação dos objetivos do estudo e sua relação com o
curso, podendo solicitar exemplos com vistas ao estabelecimento
de conexões entre a experiência vivencial dos participantes, o
objeto estudado e a experiência;
• mediar a compreensão critica e problematizar a participação;
• O forte dessa estratégia é o diálogo, com espaço para
questionamentos e solução de dúvidas, com o propósito de que
uma síntese integradora seja elaborada por todos.
• Envolvimento e participação
nos questionamentos;
• Pertinência das
intervenções;
• Contribuições teóricas;
• Construção de proposta de
auto-avaliação;
• Elaboração de síntese.
ESTRATÉGIA 6: PROJETO
OBJETIVOS: Conhecer o Parque Natural Municipal do Vale do Rio do Peixe e resgatar aspectos da sua
história, da ocupação da região e da sua fundação; Elaborar material didático sobre sua fauna,flora; hidrografia;
área; mapas.
DESCRIÇÃO: Envolve um esforço coletivo no sentido de aguçar os sentidos e a curiosidade para a percepção
da Floresta de Araucárias como um ecossistema que pertencente ao bioma da Mata Atlântica, porém apresenta
peculiaridades, endemismos e especificidades.
OPERAÇÕES PREDOMINANTES: Habilidade de investigação e pesquisa / convivência e espírito de equipe /
envolvimento / dedicação / obtenção e organização de dados / interpretação / critica / decisão / análise /
criatividade
Ações do Educador Ambiental
Recursos de Avaliação
• Desenvolvimento de estratégias de Educação Ambiental;
• Investigar e catalogar as espécies existentes no Parque;
• Interpretação de mapas;
• Desenvolver atividades de sensibilização para a dimensão
ambiental com os alunos e comunidade;
• Conscientizar a comunidade para a preservação ambiental;
• Programar palestra com os alunos da Escola e seus pais.
• Envolvimento;
• Persistência na busca por
dados relevantes;
• Contribuições teóricas;
• Elaboração de síntese.