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Quadro 8: Avaliação formativa e somativa
Avaliação formativa Avaliação somativa
Para que ...
Conseguir informação (feedback) ao
longo do processo de ensino-
aprendizagem.
1. para o professor:
a) para avaliar o nível de aprendizado,
o método, o ritmo etc., e, por
conseguinte mudar se for preciso,
propor novas experiências de
aprendizagem ou revisão etc.
b) para mediar a tempo as deficiências
encontradas em alunos individuais/
esta avaliação tem um caráter
diagnostico.
2. para o aluno:
Traz informação válida para sua
própria auto-avaliação, para que saiba
sobre seus erros, sobre o que é
importante etc., essa avaliação orienta,
motiva e facilita a aprendizagem,
sobretudo se os resultados forem
comentados.
A avaliação somativa tem como
função fundamental qualificar ou
certificar o nível do aluno ao término
de um determinado período (parte do
curso, curso completo etc.).
Outra função importante é avaliar a
eficácia de um método sistema, etc.
Sem excluir a auto-avaliação do
professor, da instituição etc., e as
outras funções da avaliação
formativa, a ênfase está colocada na
avaliação dos alunos e na
comunidade dos resultados finais.
Os exames finais convencionais a
esse tipo de avaliação.
QUANDO
Freqüência
Várias vezes ao longo do curso, por
exemplo, ao terminar uma unidade
didática, um tema etc., ou sempre que
se julgue conveniente. Em principio
quanto mais freqüente for esse tipo de
avaliação, melhor.
No final do curso ou de acordo com
o que se determine em cada
instituição; pode haver várias
aplicações somativas, como no caso
dos exames parciais e laboratórios.
COMO
Métodos
Na avaliação puramente formativa
cabem métodos mais simples ou
informais; podem-se corrigir os
exercícios na própria sala de aula etc.
O método deve ser mais rigoroso
porque as conseqüências são de
maior importância; aqui a
confiabilidade é importante.
CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
O melhor critério é por objetivos
atingidos, ou por temas, aspectos
parciais etc.
Pode haver vários tipos de critério,
que podem ser combinados entre si;
por objetivos atingidos, em relação
aos resultados de todo o grupo etc.
ATRIBUIÇÃO DE
NOTAS
Possivelmente seja preferível não
atribuir notas, ou ao menos dar a elas
um peso menor; diminui a tensão, é
mais fácil fazer avaliações freqüentes
etc. para dar notas é mais importante o
que o aluno sabe depois, ao terminar o
período de aprendizagem. Essa é
precisamente a finalidade da avaliação
formativa: informar a tempo.
Normalmente são atribuídas notas, e
essa costuma ser a finalidade desse
tipo de avaliação.
(MORALES, 2003, pp. 41-43)
Ao analisar as concepções dos pesquisadores sobre avaliação, vale
ressaltar que o processo avaliativo é voltado para (re)construção de conhecimentos
e de nossas práticas avaliativas.