114
CARMO, M.R.B; MORELLATO, L.P.C. Fenologia de Árvores e Arbustos das Matas
Ciliares da Bacia do rio Tibagi, Estado do Paraná, Brasil. In: Rodrigues, R. R; Leitão
Filho, H. F (Orgs). Matas Ciliares: conservação e restauração. 1 ed. São
Paulo:Edusp/FAPESP, 2000, P. 147 –163.
CARVALHO, Isabel de. Educação Ambiental Crítica: Nomes e Endereçamentos da
Educação. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (Org.). Identidades da educação
ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação
Ambiental. 2004. p.13 -29.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. A arte de fazer. 2 ed. Tradução
Efraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes , 1994, 351 p.
CÔRTEZ, Clélia Neri. O significado da Educação entre os professores Bakairi e Xavante.
In: SECCHI, Darci (Org.). Tecendo os caminhos da Educação escolar indígena. Anais
da Conferência AMERÍNDIA de Educação, Anais do Congresso de professores indígenas
do Brasil. SEDUC-MT/ Conselho de Educação Escolar Indígena, 1998, p. 213 - 217.
COSTA, Plácido. LIMA, Artema. CORREA, Maristela. A. Zoneamento Sócioambiental
das Terras Indígenas Pareci: A busca de modelos de desenvolvimento alternativo para o
Cerrado. Diversos olhares em Etnobiologia, Etnoecologia e Plantas Medicinais. Cuiabá,
2002, p. 71 – 84.
CASTRO, Eduardo Viveiros De. Perspectivismo e Multiculturalismo na América Indígena.
In: A Inconstância da alma selvagem – e outros ensaios da antropologia. São Paulo:
cosac & naify, 2002, p. 345 – 399.
DAL POZ, João. Algumas Observações Antropológicas: A Formação de Professores e a
Escolarização no Parque do Xingu - Relatório técnico, Instituto
Socioambiental/Rainforest Foundation Noruega, 2004, 62 p.
DIEGUES, Antonio Carlos. O mito moderno da natureza intocada - 4ª ed. São Paulo.
Annablume: Hucitec: Núcleo de Apoio a Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas
Úmidas Brasileiras, USP, 2002, 176 p.
DIEGUES, Antonio Carlos; ARRUDA, Rinaldo (Orgs.). Saberes tradicionais e
biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Coordenadoria da
Biodiversidade, Núcleo de Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas. São
Paulo: USP, 2000, 211p.
FRANCHETTO, Bruna. Laudo Antropológico – a ocupação indígena da região dos
formadores do alto curso do rio Xingu. Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1987,159 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido.
Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro, Editora Paz e Terra, 1992, 245p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários á prática educativa. Paz e
Terra e S/A 23 ° edição, 2002.