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Esta geração assume e incorpora a lógica da não linearidade, reforçada pelas
próprias interfaces que favorecem tal postura de simultaneidade, a exemplo da abertura de
diversas janelas e softwares que possibilitam executar diferentes tarefas ao mesmo tempo.
Esta postura possui origem indireta nas estruturas de desenvolvimento dos livros (sumário,
capítulos, legendas, notas de rodapé) e, quando transferidas para as tecnologias
informatizadas, recebem a denominação de hipertextos, estruturando uma interatividade
simultânea e instantânea com a informação que está sendo elaborada ou apreendida. Ao
passo que é possível ampliar o conhecimento sobre um determinado item, sendo este parte
de um outro conteúdo mais abrangente, clicando simplesmente em um link.
Estamos hoje tão habituados com esta interface que nem notamos mais
que existe. Mas no momento em que foi inventada, possibilitou uma
relação com o texto e com a escrita totalmente diferente da que fora
estabelecida com o manuscrito: possibilidade de exame rápido do
conteúdo, de acesso não linear e seletivo ao texto, de segmentação do
saber em módulos, de conexões múltiplas a uma infinidade de outros livros
graças às notas de pé de página e às bibliografias. (LÉVY, 1993, p. 34)
A tecnologia não apenas substitui uma ferramenta ou um processo do manuscrito
para o digitado, mas cria a possibilidade de uma nova metodologia para o desenvolvimento
de uma idéia. No meio digital, além da questão da simultaneidade, as idéias podem ser
lançadas independentemente de possuírem uma estrutura definida. A exemplo do desenho
croqui, é uma forma de registro do processo mental, que se encontra em um período
confuso e carregado de informações, mas que posteriormente sofrerá uma reestruturação e
organização lógica e coerente com o fechamento do texto.
O modelo não se encontra mais inscrito no papel, este suporte inerte, mas
roda em um computador. É desta forma que os modelos são
continuamente corrigidos e aperfeiçoados ao longo das simulações. Um
modelo raramente é definitivo. (LÉVY, 1993, p. 120)
Esta lógica não linear, associada à fluência no manuseio das novas tecnologias, que
passaram a serem incorporadas às atividades cotidianas das atuais gerações, nos faz
levantar algumas questões referentes ao desenho croqui durante o processo criativo. Ao
verificar este domínio tecnológico e, conseqüentemente, o desenvolvimento de uma nova