Quadro 10: Conteúdos abordados nas questões objetivas específicas
na prova de 2005/habilidades aferidas
N
o
da
questão
Conteúdos abordados
[continua]
Habilidades aferidas
31
- Matemática, História e Cultura: conteúdos,
métodos e significados na produção e
elaboração do conhecimento matemático.
- Reconhecer diferentes representações de um
conceito matemático, transitando por representações
simbólicas, gráficas e numéricas, entre outras.
- Compreender a evolução histórico-social da
Matemática.
- Analisar criticamente a solução encontrada para
uma situação-problema.
32
- Matemática, Escola e Transposição didática:
valores, concepções e crenças na definição de
finalidades do ensino de matemática, na
seleção, organização e tratamento do
conhecimento matemático a ser ensinado.
Intenções e atitudes na escolha de
procedimentos didático-pedagógicos de
organização e gestão do espaço e tempo de
aprendizagem.
- Matemática e Comunicação na sala de aula:
interações entre estudantes, professor e saberes
matemáticos. Uso da História da Matemática.
- Compreender a evolução histórico-social da
Matemática.
- Distinguir e inter-relacionar aspectos intuitivos,
algorítmicos e formais da Matemática.
- Selecionar informações, organizar estratégias e
selecionar métodos para a resolução de problemas.
- Criar situações de aprendizado e estratégias de
comunicação de conceitos e procedimentos
matemáticos.
- Escolher modelos e procedimentos relacionados à
Matemática e ao seu ensino considerando as questões
técnicas, sociais e éticas.
33
- Matemática, Escola e Transposição didática:
valores, concepções e crenças na definição de
finalidades do ensino de matemática, na
seleção, organização e tratamento do
conhecimento matemático a ser ensinado.
Intenções e atitudes na escolha de
procedimentos didático-pedagógicos de
organização e gestão do espaço e tempo de
aprendizagem.
- Reconhecer diferentes representações de um
conceito matemático, transitando por representações
simbólicas, gráficas e numéricas, entre outras.
- Reconhecer o contexto social da Matemática.
- Criar situações de aprendizado e estratégias de
comunicação de conceitos e procedimentos
matemáticos.
- Escolher modelos e procedimentos relacionados à
Matemática e ao seu ensino considerando as questões
técnicas, sociais e éticas.
34
- Matemática, Escola e Transposição didática:
valores, concepções e crenças na definição de
finalidades do ensino de matemática, na
seleção, organização e tratamento do
conhecimento matemático a ser ensinado.
Intenções e atitudes na escolha de
procedimentos didático-pedagógicos de
organização e gestão do espaço e tempo de
aprendizagem.
- Matemática e Comunicação na sala de aula:
interações entre estudantes, professor e saberes
matemáticos. Modelagem e resolução de
problemas em diferentes contextos culturais.
- Reconhecer o contexto social da Matemática.
- Selecionar informações, organizar estratégias e
selecionar métodos para a resolução de problemas.
- Criar situações de aprendizado e estratégias de
comunicação de conceitos e procedimentos
matemáticos.
- Escolher modelos e procedimentos relacionados à
Matemática e ao seu ensino considerando as questões
técnicas, sociais e éticas.
- Confrontar possíveis soluções para uma situação-
problema.
35
- Matemática, Escola e Transposição didática:
valores, concepções e crenças na definição de
finalidades do ensino de matemática, na
seleção, organização e tratamento do
conhecimento matemático a ser ensinado.
Intenções e atitudes na escolha de
procedimentos didático-pedagógicos de
organização e gestão do espaço e tempo de
aprendizagem.
- Distinguir e inter-relacionar aspectos intuitivos,
algorítmicos e formais da Matemática.
- Selecionar informações, organizar estratégias e
selecionar métodos para a resolução de problemas.
- Criar situações de aprendizado e estratégias de
comunicação de conceitos e procedimentos
matemáticos.
- Aplicar métodos adequados para a análise e
resolução de problemas.
- Formular e articular adequadamente argumentos e
demonstrações, examinando as conseqüências do uso
de diferentes definições.