72
nome de sua fruta escolhida anteriormente, o nome da
fruta escolhida pela pessoa que lhe havia passado a
peteca.
olharem, falarem entre si e escutarem
um ao outro).
2ª - Indagações sobre o dia do mês e da semana em que
estavam, ano, país, Estado, cidade e o nome da rua em
frente à Instituição.
- Foram colocados sobre a mesa, um a um, oito objetos,
enquanto se falava um pouco a respeito de cada um deles.
Pediu-se que os participantes tentassem memorizar os
objetos, pois estes seriam cobertos por um lençol.
Aproximadamente um minuto depois, retirou-se o lençol
e foi pedido que os participantes dessem uma última
olhada nos objetos, pois, em seguida, estes seriam
cobertos novamente e a atividade seria a de desenhar os
objetos que lembrassem (apêndice 9).
- Trabalhar a orientação temporal e
espacial indagando-se sobre dia do
mês e da semana, ano, país, estado,
cidade e o nome rua em frente ao
asilo. Exercitar a atenção (ao
focalizar os objetos dispostos na
mesa), a memória de trabalho (ao ter
que lembrar os objetos escondidos
pelo lençol) e a coordenação motora
fina (ao ter que desenhar os objetos
lembrados). Foi optado que os idosos
desenhassem os objetos, visto que
nem todos sabem escrever, e além
disso, mesmo que os desenhos
estivessem difíceis de serem
interpretados, cada participante
saberia e poderia descrever seu
desenho. A interação social entre os
participantes também foi incentivada.
3ª - Indagações sobre o dia do mês e da semana em que
estavam, ano, país, Estado, cidade e o nome da rua em
frente à Instituição.
- Adivinhar qual objeto se encontrava dentro de uma
caixa fechada (apêndice 10), apenas tocando com uma
das mãos, através de um buraco, sem olhar. Em princípio
ficou combinado que cada um tentaria adivinhar o que se
encontrava na caixa, e depois que todos tocassem o
objeto ele seria revelado.
- Após essa atividade, foi realizado um jogo onde cada
participante deveria falar o nome de um animal na
primeira rodada, e na segunda, falar outro animal
escolhido e repetir o animal escolhido pelo colega.
- Trabalhar a orientação temporal e
espacial indagando-se sobre dia do
mês e da semana, ano, país, estado,
cidade e o nome rua em frente ao
asilo. Exercitar a percepção através
da brincadeira da caixa fechada com
objetos. Estimular a memória de
longo prazo e a memória de trabalho
na última atividade. Nesta sessão
observou-se que a interação social
aumentou em relação à primeira
sessão, visto que todos os
participantes falam entre si, buscando
ajudar ou brincar com outro.
4ª - A atividade realizada, previamente realizada na
primeira sessão, constava em marcar de forma seqüencial
os números de uma grade.
Devido às dificuldades de alguns participantes em seguir
sequencialmente os números, foi colocado, acima de cada
grade, a seqüência dos números pela qual o participante
deveria seguir (ex: 00 01 02 03...).
- Exercitar a atenção e a memória de
trabalho no exercício de grade de
números. Devido às dificuldades de
alguns participantes na tarefa, e em
algumas de suas falas que alertavam
para o fato de a atividade não ser
agradável, a realização da mesma foi
interrompida no programa.
5ª - Mostrou-se aos participantes uma lista de presença. Foi
estipulado que o participante que tivesse uma alta
participação nas atividades durante cada mês, receberia
ao final do mês uma lembrança, tal como sabonete, lenço,
pasta de dente, etc.
- Como praxe, indagou-se sobre o dia do mês e da
semana, além do ano, do país, do Estado e da cidade.
Também questionou sobre o nome das monitoras e
pesquisadora da pesquisa.
- O exercício principal proposto na sessão foi realizado
em duplas. Cada pessoa teria que contar à outra uma
história verídica ou inventada, onde deveriam prestar
atenção porque a segunda parte da atividade consistia em
contar a história do outro para o grupo. Entretanto, os
participantes tiveram dificuldades em trabalhar em dupla,
- Trabalhar a orientação temporal
com as indagações referentes a data.
Exercitar a memória de trabalho e de
longo prazo indagando-se sobre a
sessão anterior. Incentivar a interação
social através da formação de duplas
ou através das histórias contadas em
grupo. Exercitar a atenção (ao passo
que deveriam ouvir a história de
outro participante) e a memória de
trabalho (quando deveriam, ao final
da atividade, lembrar-se da história
contada previamente pelos colegas).