97
contrário, percursos marcados por uma divergência negativa implicam cansaço, saturação,
dificuldades várias”.
No que se refere à história da professora Selma, seu percurso parece-nos ter sido
marcado por divergências negativas. O fato citado a seguir, explicitado por ela, evidencia a
constatação visualizada por nós:
Eu fui lá pro [...] [Escola do Ensino Fundamental], mas eu sofri muito,
muito. Foi muito difícil pra mim. Duas aulas seguidas. Eu não consegui que
os meninos fizessem aula teórica, é muito complicado. Então eu dava
atividades de jogos dentro de uma sala, tinha muito jogo, até que material
eu tinha, sabe!? E depois do horário a gente ia lá pra quadra. Mas mesmo
assim, eles ficavam muito agitados. Cansavam, porque era quase duas horas
de atividades. Achei muito difícil. Eu tive vários probleminhas lá com
alunos, de agressividade, briga de alunos. Então eu fiquei meio doente, eu
adoeci por causa do dia-a-dia lá, a tensão. Tinha muita briga, era crianças
que não passavam, então ficavam com 14 anos na 4ª série. Então para te
falar a verdade, eu não consegui o que eu queria com eles, não consegui.
Não sei se conseguiria hoje. Porque os professores largavam, e sabe quando
você não consegue largar, você sentar e dar uma bola... não, eu tinha que
dar uma atividade, pelo menos um pouco de atividade, um jogo, alguma
coisa, ensinar alguma coisa. Mas era tão difícil que no final eu tava
desistindo, eu tava muito frustrada. Aí fiz uma carta, mandei pra cá, vim,
consegui, pedi pra voltar. Aí a gente conseguiu voltar, mas foi difícil essa
época lá, sabe!? É uma experiência, eu acho que... eu não sei se eu voltasse
hoje como eu faria. Porque tudo passa e tudo você amadurece. A sua
maneira de olhar já não é a mesma. Você já fez e se não der certo você não
vai se frustrar tanto. Então você já vai trabalhando isso que você já sabe
vivenciar aquela situação novamente. Que não foi agradável, mas você vai
ter que enfrentar. Porque que ultimamente, ultimamente eu tô me sentindo
mais cansada, até quando alguém falava se eu ia fazer pós, nossa! Parece
que eu não tava me sentindo. (Entrevista com a professora Selma
28/11/2006).
Pelo exposto, parece-nos ter sido curto o período de tempo que a professora Selma
atuou no Ensino Fundamental, vivência esta que a marcou profundamente. Os conflitos entre
os alunos, a dificuldade em trabalhar o conteúdo a partir de um método adequado à idade dos
alunos e diferenciado do que vinha experienciando na Educação Infantil (Foto 1), a afetaram
profundamente a ponto de adoecer. Seu corpo passou a sucumbir diante de tanta tensão no
momento de desenvolver seu trabalho, aspecto relevante junto ao processo de formação e
atuação docente ressaltado por nós, tendo em vista que a professora que se sente