CAPÍTULO 1 – NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
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É indubitável o processo de transição que vem ocorrendo no âmbito
educacional vigente. Isso ocorre em face do grande desenvolvimento
tecnológico, que tem acarretado inúmeras transformações também nos âmbitos
político, econômico, social, cultural e científico.
Afirma Gadotti, em relação a essa nova cultura instaurada,
As conseqüências da evolução das novas tecnologias,
centradas na comunicação de massa, na difusão do
conhecimento, ainda não se fizeram sentir plenamente no
ensino – como previra McLuhan já em 1969 –, pelo menos na
maioria das nações, mas a aprendizagem a distância,
sobretudo a baseada na Internet, parece ser a grande
novidade educacional neste início de novo milênio. A
educação opera com a linguagem escrita e a nossa cultura
atual dominante vive impregnada por uma nova linguagem, a
da televisão e a da informática, particularmente a linguagem
da Internet. A cultura do papel representa talvez o maior
obstáculo ao uso intensivo da Internet, em particular da
educação a distância com base na Internet. Por isso, os jovens
que ainda não internalizaram inteiramente essa cultura
adaptam-se com mais facilidade do que os adultos ao uso do
computador. Eles já estão nascendo com essa nova cultura, a
cultura digital. (GADOTTI, 2000, p.2)
Chamam-se de NTICs as tecnologias e métodos para comunicar
surgidos no contexto da Revolução Informacional, Revolução Telemática ou
Terceira Revolução Industrial, desenvolvidos a partir da segunda metade da
década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A maioria delas se
caracteriza por agilizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o
conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em
redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e
distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
Segundo Levy (1999), a imagem e o áudio têm ocupado cada vez mais
espaço na constituição e expressão do conhecimento humano, seja no âmbito
da informação, do entretenimento e, mais atualmente, da educação. O
surgimento e disponibilidade do computador certamente podem contribuir para
impulsionar o letramento científico no que se refere ao caráter prevalente da
visualização para a tessitura do conhecimento. Atualmente, é possível dispor