152
__________________________________________________________________________________
_______________________________________________
9) Segundo o projeto EPI do estado de Santa Catarina, o currículo da escola pública integrada deve
contemplar os critérios a baixo relacionados. Assinale com um X, o(s) critério(s) utilizado(s) para
organizar o conjunto de ações desenvolvidas e projetadas nesta escola:
( ) A dimensão de totalidade das ações desenvolvidas pela instituição escolar
( ) A flexibilidade dos processos pedagógicos, oportunizando maior compreensão e participação do/no
movimento da realidade e do pensamento.
( ) Uma concepção clara e definida de gestão educativa
( ) Uma concepção de avaliação que oriente os processos pedagógicos em suas diferentes formas
( ) Uma concepção Sócio-Histórica de aprendizagem, que permita adoção de critérios consistentes na
adoção de conteúdos, na definição de objetivos nas estratégias metodológicas e nas decisões sobre a
organização dos processos pedagógicos.
( ) Espaço para realização de atividades de lazer, artísticas e culturais, esportivas, de acesso às novas
tecnologias e práticas de participação social e cidadã.
( ) Evitar a fragmentação curricular em disciplinas tradicionais em um turno e atividades “novas ou
diversificadas” em outro turno. O currículo da escola em tempo integral é único, devendo estruturar o
próprio Projeto Político Pedagógico.
10) Quais as habilidades são necessárias ao professor do EPI?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
____________________________________________________
11) Como a proposta EPI implementada nesta escola tem conseguido atingir os objetivos propostos
pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para séries iniciais do ensino fundamental?
Os objetivos propostos pelos PCNs se definem em termos de capacidades de ordem cognitiva
(aquisição progressiva de representação, comunicação, resolução de problemas – aprendizagem da
língua, matemática, representação espacial, temporal e gráfica e da leitura de imagens) física
(autoconhecimento e o uso do corpo na expressão das emoções, na superação de estereotipias de
movimentos, nos jogos, no deslocamento com segurança), afetiva (motivações, auto-estima,
sensibilidade, educação de atitudes para o convívio social) de relação interpessoal (compreender,
conviver e produzir com os outros, permitindo ao aluno se colocar do ponto de vista de outro e refletir
sobre seus próprios pensamentos) e inserção social (levar o aluno a se perceber como parte de uma
comunidade, de uma classe, de um ou de vários grupos sociais), ética e estética (produzir e apreciar
diferentes produções artísticas em diferentes culturas e momentos históricos) e tendo em vista uma
formação ampla.
(Objetivos propostos pelos PCNs – 1ª à 4ª séries do Ensino Fundamental, 1997, p. 47).
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________
12) É necessária alguma alteração no currículo desta escola para melhorar a formação do aluno
participante do período integral desta escola? Caso sim, qual (is) alteração (ões)?
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________