TABELA 5.1b
Distribuição dos tipos de problemas de pesquisa extraídos das dissertações defendidas no período de 2002 a 2004, e seus respectivos títulos, das expressões presentes no problema e no
título, das expressões presentes somente no título e no problema de problema de pesquisa, de um programa de pós-graduação em Psicologia
Tipos de problema de pesquisa
Títulos das dissertações
Expressões presentes no
problema de pesquisa e no título
Expressões presentes
somente no título
Expressões presentes somente no problema de
pesquisa
12. O que sustenta uma relação amorosa? O que sustenta uma relação amorosa? Um
estudo psicanalítico
-O que sustenta
-Sustenta
-Relação amorosa
-Um estudo psicanalítico
13. Quais as representações das/os idosos sobre suas
relações de gênero na situação de conjugalidade?
Envelhecimento e conjugalidade: um estudo
de gênero com casais idosos em
Florianópolis
-Idosas (os)
-Conjugalidade
-Gênero
-Casais
-Florianópolis
-Envelhecimento
-Um estudo
-Quais representações
-Sobre suas relações
-Situação
14. Proposições freudianas relativas às diferenças entre
o desenvolvimento de meninos e meninas,
determinantes da sexualidade adulta. Torna-se
necessário questionar o que as mudanças sociais podem
ter ocasionado aos resultados dessas investigações.
Mulher, história e psicanálise
-Psicanálise
-Proposições freudianas relativas à
-Diferenças entre o desenvolvimento de meninos e meninas,
determinantes da sexualidade adulta.
-Torna-se necessário questionar o que as mudanças sociais
podem ter ocasionado aos resultados dessas investigações
15. Como se formam práticas e discursos homossexuais
nos períodos dos anos 70/80 à atualidade no Brasil,
quais suas rupturas, deslocamentos; como o enunciado
da identidade atravessa esse discurso
contemporaneamente com a ruptura desse dispositivo de
identidade, que outros modos de subjetivação surgem?
Identidade (homos) sexual: uma abordagem
crítica
-Identidade
-Homossexual
-Uma abordagem crítica
-Como se formam práticas e discursos
-Nos períodos dos anos 70/80 à atualidade no Brasil, quais
suas rupturas, deslocamentos; como ao enunciado
-Atravessa esse discurso contemporaneamente com a ruptura
desse dispositivo de
-Que outros modos de subjetivação surgem
16. Como os jovens se fazem amados e amantes na
contemporaneidade? Quais as mediações culturais e
ideológicas das quais podem lançar mão para viver sua
experiência amorosa? Como se apropriam dessas
racionalidades diversificadas e significam seus
relacionamentos amorosos? Como concebem o amor?
Como tecer a mais antiga/contemporânea
trama – significações do amor segundo
homens jovens universitários
-Contemporânea/ contemporaneidade
-Significam/significações
-Amor
-Jovens
-Como
-Como tecer a mais antiga
-Trama
-Universitários
-Homens
-Se fazem amados e amantes na
-Quais as mediações culturais e ideológicas das quais podem
lanças mão para viver sua experiência amorosa?
-Como se apropriam dessas racionalidades diversificadas e
significam seus relacionamentos amorosos?
-Como concebem o
17. Quais os sentidos produzidos por trabalhadoras/es
rurais sobre a divisão sexual do trabalho em um
assentamento coletivo organizado pelo MST?
“Ainda precisamos avançar”: os sentidos
produzidos por trabalhadoras/res rurais sobre
a divisão sexual do trabalho em um
assentamento coletivo do MST em SC
-Sentidos produzidos por trabalhadoras/es
rurais sobre a divisão sexual do trabalho em
um assentamento coletivo do MST
-Ainda precisamos avançar
-Em SC
-Organizado
18. Como, a partir da análise da fala de afásicos,
podemos encontrar a confirmação de que a subjetividade
decorre de uma articulação significante e como essa
dimensão do sujeito, no caso dos afásicos, pode ser
recuperada através do manejo desse discurso na situação
terapêutica?
Articulação do sujeito: uma análise
psicanalítica da fala de afásicos no processo
de reconstrução de sua linguagem
-Articulação
-Sujeito
-Fala de afásicos
-Articulação do sujeito
-Uma análise psicanalítica
-Processo de reconstrução de
sua linguagem
-Como, a partir da
-Podemos encontrar a confirmação de que a subjetividade
decorre de uma
-Significante e como essa dimensão do
-No caso dos
-Pode ser recuperada através do manejo desse discurso na
situação terapêutica
19. Como os trabalhadores desempregados da cidade de
Florianópolis que freqüentam o SINE vivenciam a
situação de desemprego?
Estou desempregado, não desesperado: a
vivência do desemprego para trabalhadores
desempregados da cidade de Florianópolis
freqüentadores do SINE.
-Trabalhadores desempregados
-Da cidade de Florianópolis
-Freqüentadores do SINE
-Vivência do desemprego/vivenciam de
desemprego
-Estou desempregado, não
desesperado
-Situação
20. Como ocorre e quais as características dos processos
de aprender e ensinar via prática pedagógica de projetos
de pesquisa?
Abrindo as cortinas da escola para o
espetáculo que vai começar: investigando o
processo de aprender e ensinar por meio de
projetos de pesquisa
-Processo de ensinar e aprender
-De projetos de pesquisa
-Por meio/via
-Abrindo as cortinas da escola
para o espetáculo que vai
começar
-Investigando
-Como ocorre
-Quais as características
-Prática pedagógica
21. As “histórias de vida” podem contribuir para os
trabalhos de orientação na reorientação profissional?
Fio que tece, laço que envolve: contribuições
das “histórias de vida” para orientação
profissional
-“Histórias de vida”
-Profissional
-Contribuição/contribuem
-Orientação
-Fio que tece, laço que envolve
-Reorientação profissional
-Podem
-Para os trabalhos de orientação na reorientação