120
Quadro XIV – Seleção de itens do Perfil Profissional do Egresso constantes nos PPP das Licenciaturas Plenas em Física, Química e Ciências Biológicas da UFMT segundo os PPP e a percepção
dos professores entrevistados.
Licenciatura
Plena em
Perfil Profissional do Egresso segundo PPP Perfil Profissional do Egresso segundo Professores
Física
Almeja formar o educador com uma forte base conceitual a nível
de terceiro grau e também um profundo embasamento
pedagógico.
[...] um aluno que tem uma certa capacidade, ele tem os instrumentais suficiente para lidar com alguns
conceitos fundamentais da física, ah, lidar com resolução de problemas que os livros trazem , livros que do
ensino médio trazem, eh, ah, ou seja isso gira mais na esfera do conceitual, o aluno que sai daqui ele tem
uma formação conceitual razoavelmente boa, né. Agora, a falha que a gente tem na formação deles é no que
diz respeito justamente às humanidades e as práticas pedagógicas, nas disciplinas relacionadas com as
práticas de ensino, o que seria mais vinculado à licenciatura em si.(P5)
[...] sonho meu desde quando eu pude me conhecer como profissional era formar um professor crítico,
reflexivo e autônomo que pudesse trabalhar de forma independente, com segurança nos conteúdos e,
principalmente, também, na questão da transferência pedagógica, não é, que ele faz essa, essa transferência
para os alunos, né (P4)
Química
Tem como função social educar alunos do ensino médio e
fundamental através do ensino de química. Este profissional
deverá dominar conceitos fundamentais das áreas da Química
necessários para o desempenho pleno da regência do ensino de
química fundamental e médio.
[...]
Conhecer e vivenciar os projetos e propostas curriculares do
ensino de química.
Exercer a profissão com espírito dinâmico, criativo na busca
incessante de novas alternativas educacionais enfrentando com
desafio as dificuldades naturais do magistério, compreendendo
sobretudo que, a sua formação profissional se concretize na
prática de sala de aula em processo continuo de formação.
Atualmente o que a gente pensa estar formando, né, são professores capacitados para as atividades da
educação básica, professores de química pro ensino médio, eh, Infelizmente nosso curso não atende o
ensino fundamental – de quinta a oitava série – e é isso a princípio professores pra atuar no ensino médio
(P2)
Na realidade este curso vai muito mais do que formar um professor, na realidade nós preferimos formar um
educador e educador a gente entende como aquela pessoa que vai auxiliar na condução do desenvolvimento
cognitivo de seu aluno e até mesmo na mudança de comportamento, visando uma direção que o leve a ter
uma vida mais feliz, né, dentro do seu conceito.(P3)
Ciências
Biológicas
Ser capaz de compreender e de intervir nos processos de
aprendizagem nos vários níveis do Ensino desenvolvendo
conceitos inerentes a Biologia e articulado com o discurso
epistemológico de Ciência.
[...] analisar a realidade contextualizando nela sua atividade
educativa alem de demonstrar atitudes favoráveis para o
processo de aprendizagem.
Um professor competente, contextualizado, com ampla visão de mundo e sólida formação profissional (P1)
Bom, na biologia, uh, uh, eh, o perfil do profissional que sai da biologia é muito complicado porque pela lei
ele pode sair tanto biólogo como professor. Então eu tenho que formar na minha disciplina, eu tenho que
dar a informação de um educador biólogo, né. É muito complicado, mas a gente tem tentado formar a partir
dos fenômenos então ele tem que perceber fenômenos da natureza, fenômenos humanos e tentar trabalhar a
partir dos fenômenos, ele entender o significado dos conteúdos, ou seja, em última instância, o meu papel
por aqui é ver pra esses biólogos como é que ele dá significado aos conteúdos no ensino médio, que essa é a
função da minha disciplina Difícil prá caramba. Tem resistências, né, mas eeh, ta sendo menor do que era
antes, tanto que em muitos alunos querendo ser professor e antes eles não queriam ne. Isso aqui.(P6)