importante soprador e cantador, do clã Kawekwarese. É casado com Kawetalori. O seu
núcleo familiar está constituído também por sua filha solteira Akanerõ, nascida em 1975.
Apesar da avançada idade Akanerõ não se casou. Tinha naquela época um filho, Xiwirõ,
que faleceu em 1995. O nascimento de um filho, sem um acordo matrimonial prévio, pode
diminuir as responsabilidades de um suposto pai. Um filho de mãe solteira é incorporado
ao grupo clânico do pai da mãe, ou seja, do avô materno.
Outra família nuclear apresentada pelo autor é a de Wayako (ou Xayoene). Ele é
casado com Lalowalose (Xayoenetõ). Esse casal tinha, na época (1995), três filhos: Xayo,
Deõlose e Kotirikwa. Xayoene é filho de Walitere. A presença de um filho homem na casa
do pai, contraria a regra de residência uxorilocal, mas é comum em alguns casos, como, por
exemplo, quando o espaço de uma casa não é suficiente para acomodar todas as pessoas.
Na parte inferior do desenho temos um pequeno núcleo familiar formado por
Makakoliare, Atolohi e a filha do casal, nascida naqueles dias, Lalerose. Makakoliare
pertence ao clã Aweresese e é neto do grande chefe Kawairi. Essa aliança matrimonial
define, em termos políticos, a força do clã Aweresese, também presente na casa.
Os dois últimos grupos familiares da casa pertencem ao clã Kawinariri. Eles se
acomodam ao fundo, um de frente para o outro. O primeiro tem como chefe Wayaretiware,
que é casado com Horiritiwalo, filha de Walitere. Na época moravam em sua repartição
familiar os seguintes filhos: Owi, Kawialokwa, Anaorikase, Anaoriri e Lolawenakase.
O último grupo familiar tem como chefe Xiwiro (Yelowiñaseene), casado com
Kaxari (Yelowiñasenetõ). Eles são pais de Timia, Wayakori, Holikiare, Kweirose e
Yelowiñase.
Nos dois últimos grupos de famílias nucleares temos dois irmãos (filhos de
Kariokõ) casados com duas irmãs, filhas de Walitere, o chefe da casa. A troca de irmãos
para o casamento, como nesse caso, é concebida como a forma ideal para esse povo.
O texto acima é bastante significativo, tanto no que se refere aos aspectos técnicos
de sua escrita, ou seja, ao exercício contínuo que ele faz para escrever alfabeticamente,
quanto principalmente ao que indica aspectos da ordem social Enawene Nawe. Nesse
sentido, o detalhamento exposto acima, a respeito do conteúdo expresso no texto, pretendeu
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