3. Segundo o TSE, no dia 05/09/05 foi discutida a elaboração do plano de mídia
para o referendo. Comente sobre a definição do rádio e TV como veículos
oficiais para a divulgação da campanha.
Nada mais natural que o rádio e a TV sejam os veículos oficiais de divulgação de
campanhas oficiais, uma vez que são os veículos de mídia mais facilmente
acessados pela população. Jornais e revistas dependem de redes de distribuição
para chegar à população, enquanto que rádio e TV são transmitidas por ondas de
rádio, por satélites, e cobrem mais de 95% do território nacional. Portanto, sua
abrangência é muito maior. Isso sem contar que, infelizmente, uma boa parte da
população, mesmo que tenha acesso a jornais e revistas, não é atingida pelas
mensagens transmitidas por esses veículos, ou porque não sabe ler ou porque lê
mal.
4. A propaganda eleitoral gratuita para o referendo destinou 760 minutos de
propaganda e inserções (rádio e TV) sendo 38 minutos diários divididos em 18
minutos de propaganda em bloco (09 minutos para cada frente) e 20 minutos
em inserções de trinta segundos distribuídas ao longo da programação.
Argumente sobre a relação tempo de divulgação x informação dos eleitores.
No início da divulgação, o tempo era inversamente proporcional à desinformação da
população sobre o tema, ou seja, poucos minutos para explicar um tema complexo a
muita gente que não tinha a menor idéia do que era esse referendo, que ainda por
cima tinha uma pergunta confusa e indutiva, em que para responder não era preciso
votar "sim". Por isso, na campanha de esclarecimento dos cidadãos foram decisivas
a experiência dos publicitários e a realização de inúmeros debates e entrevistas por
parte dos parlamentares envolvidos. No final das contas, a população brasileira, que
é inteligente e interessada em tudo aquilo que pode interferir na sua vida e no dia-a-
dia da comunidade, se inteirou sobre o assunto, se informou e formou seu veredito.
5. Os números correspondentes às opções Sim e Não nas urnas foram
definidos por sorteio. Você acredita que a ordem Sim (tecla 2) e Não (tecla 1)
alterou a intenção de voto do eleitor? Comente.
Tenho certeza de que não alterou em nada a intenção de voto do eleitor. Se a ordem
tivesse sido ao contrário, o "não" também teria vencido o referendo, simplesmente
porque o brasileiro se informou, buscou entender os argumentos dos dois lados e se
posicionou conscientemente do lado que achou mais correto. O cidadão optou pelo
seu direito de escolha, pelo direito de, em caso de necessidade, poder adquirir, por
meios legais, uma arma de fogo para mantê-la em casa para a proteção da sua
família e defesa do seu patrimônio. Ele entendeu que, votando "não", não seria
obrigado a se armar, mas tão somente manteria o seu direito de escolha, direito
fundamental, de poder se proteger em caso de necessidade.
6. Durante a campanha sobre o referendo comentou-se sobre argumentos,
números e testemunhais que, de acordo com a Revista Época (10/10/05), "vão
dos convincentes e comoventes aos simplesmente mentirosos". Fale sobre o
mote e as estratégias de campanha utilizadas pelas frentes parlamentares
nacionais Por um Brasil sem Armas e Pelo Direito da Legítima Defesa. De fato,