RESUMO – ABSTRACT – RESUMEN
Resumo: Pensando nas sofisticadas estratégias da comunicação, que ora seduzem, ora
inibem valores e legitimam ideologias, é que analisamos o cinema sob um ponto de vista
político. Neste sentido, nos perguntamos: como estudar uma arte, que ao mesmo tempo em
que é arte, é também um meio de comunicação? Acreditamos que, conhecer sua
manifestação no interior das sociedades é também compreender como arte e política se
relacionam, pautando e influenciando muitas vezes, o cotidiano das populações, no nosso
caso, através de filmes e trailers de “guerra”. Assim, é que nossa pesquisa essencialmente
qualitativa, interpreta o cinema: como espaço de mediação entre Cultura, Política, Mercado
e Sociedade, um campo de batalha da Comunicação Social, que recria a guerra
cinematográfica para discutir ou reafirmar valores que promovem e incentivam conflitos;
para criticar posicionamentos políticos, para resistir à hegemonia nas suas mais diversas
faces e quem sabe assim, vir a apontar os caminhos rumo a uma Cultura da Paz.
Palavras-chave: Comunicação. Estratégia. Cinema. Política.
Abstract: We analyze the cinema under a political a point of view when we think about
high strategy of communications, which sometimes enchant or sometimes hinder values
and became truth some ideology. This way, we ask ourselves: How study an art, which the
same time is an art and also media? We believe on knowing this manifestation in the inner
of societies is also understand how art and politic are related, they often show and flow into
the daily life of the people, in our condition, this influence is through war films and war
trailers. So, in our quality survey we explain the cinema like a space of meditation among
culture, politic, market and society, a battle field of social communication, where rebuild a
war of the cinema to discuss or to reaffirm values which promote and estimulate conflicts,
criticize politics attitude , to resist to the hegemony in their different ways and who knows,
point a way to a Culture of Peace.
Keywords: Comunication. Strategy. Cine. Politics.
Resumen: Pensando en las sofisticadas estrategias de la comunicación, que por veces
seducen y otras, inhibe valores y legitiman ideologías, es que analizamos el cine a partir de
un punto de vista político. En ese sentido, nos preguntamos: ¿Cómo estudiar una arte, que
al mismo tiempo en que es arte, es también un medio de la comunicación? Creamos que
conocer su manifestación en el interior de las sociedades, es también comprender como arte
y política se relacionan, pautando y influenciando el cotidiano de las populaciones, en
nuestro caso, a través de películas y trailers de “guerra”. Así es que nuestra pesquisa
esencialmente cualitativa interpreta el Cine: como un espacio de mediación entre Cultura,
Política, Mercado y Sociedad, un campo de batalla de la Comunicación Social, que recría la
guerra cinematográfica para discutir o reafirmar valores que hacen la promoción y
incentivan los conflictos, para criticar los posicionamientos políticos, para resistir a la
hegemonía en sus más diversas facetas, y quien sabe así, llegar a apuntar los caminos rumo
a una Cultura de la Paz.
Palabras claves: Comunicación. Estrategia. Cine. Política.