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Essa atuação de cooperação associativa é configurada no Brasil, principalmente, no
espaço rural pelo Consórcio “Fazendas do Brasil”
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, em que o estímulo ao associativismo,
expresso em todas as etapas do processo, faz do consórcio uma rede única, ancorada nas
comunidades regionais, com suas formas associativas: o Preservale
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(Instituto de Preservação
e Desenvolvimento do Vale do Paraíba), no Rio de Janeiro; a Ametur
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(Associação Mineira
de Empresários de Turismo Rural); a Aceter
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(Associação Cearense de Turismo no Espaço
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O Consórcio “Fazendas do Brasil” é uma rede de cooperação associativa de âmbito nacional, identificada por
uma marca que destaca dois aspectos: o nome “Brasil”, que projeta o destino turístico em seu caráter nacional e
internacional e, o apelo rural “Fazendas”, que promove uma realidade brasileira nos mercados nacional e
internacional. (LUCAS, 2005, p. 40). As propriedades rurais no programa “Fazendas do Brasil” foram
classificadas em três grupos: fazendas históricas, fazendas de produção e fazendas de lazer. As fazendas
históricas são as que apresentam interesse histórico e valor patrimonial, referências na arquitetura tradicional
brasileira, mobiliário e decoração adequada à época da construção. As fazendas de produção são aquelas que
proporcionam alojamento e animação de agro-turismo, satisfazendo os elevados padrões de qualidade. As
fazendas de lazer são as propriedades direcionadas a programas de entretenimento de caráter lúdico, cultural e
ambiental. Essa classificação proposta acomoda a diversidade da oferta do turismo rural brasileiro, procurando,
entretanto, não perder, a qualidade primordial do Referencial TER - Referencial de Turismo no Espaço Rural. As
“Fazendas do Brasil” integram quase oitenta residências rurais nos Estados de Minas Gerais, Ceará e Rio de
Janeiro, tendo esta rede se estendido para Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo. (LUCAS, 2005). O
aspecto mais relevante das “Fazendas do Brasil” é a possibilidade de implantação, em praticamente todo o país,
de uma rede nacional que, guardadas as peculiaridades e características de cada região, é capaz de manter a
identidade de serviços de atendimento, de qualidade e de escala, permitindo a segmentação, de modo definido e
diferenciado, na formação de uma rede de cooperação. (LUCAS, 2005, p. 45). As parceiras de cada Estado,
através de experiências direcionadas ao turismo rural, tem provado serem estas um fator de desenvolvimento
econômico local, de estímulo ao empreendedorismo no interior, de valorização da cultural regional, de retomada
dos valores rural, de preservação do ambiente e do patrimônio histórico. (LUCAS, 2005). Vale considerar
também que o associativismo no turismo faz parte de uma das estratégias que integra o Programa de
Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil (BRASIL, 2005c), o qual apresenta uma nova visão para a
gestão pública do desenvolvimento do turismo no Brasil, com o objetivo de desenvolver o setor nas cinco
regiões do país.
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Com a fundação do Preservale no Rio de Janeiro, em 1994, essa sociedade civil passou a contar com um
instrumento de utilização de seus patrimônios histórico-culturais pelo turismo cultural e rural, como forma de
garantir a sustentabilidade e permanência para as gerações futuras. A atuação do Preservale ganhou espaço na
mídia e
repercutiu em vários setores institucionais que “descobriram” o potencial turístico da região. (LUCAS,
2001, p. 258). O Preservale trabalha com três níveis de parcerias estratégicas: comunitárias, empresariais e
institucionais. Desde a sua fundação, Fernando Tasso Fragoso Pires, faz parte da diretoria e do Conselho Diretor
do Preservale, admirador do Vale da Paraíba e autor de diversos livros sobre o patrimônio histórico da região:
"Antigas Fazendas de Café da Província Fluminense", "Fazendas: as grandes casas rurais do Brasil" e "Fazendas:
solares da região cafeeira do Brasil Imperial", entre outros títulos. (SEBRAE, 2004).
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A Ametur foi criada em 1996 com o objetivo de valorização e desenvolvimento do potencial turístico do meio
rural de Minas Gerais.
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A Aceter foi criada em 1999 por uma iniciativa da Secretaria de Turismo (Setur), com o apoio de lideranças
públicas municipais, bem como empresários e empresas privadas.