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TABELA 11- Valores das cargas padronizadas na tentativa inicial de estimação dos índices de
infra-estrutura das escolas
Índices de Infra-estrutura 1999 2000 2001 2002 2003
Índice de serviços da escola
há atendimento médico 0,99 0,85 0,13 0,90 0,92
há atendimento odontológico 0,82 0,99 0,99 0,99 0,87
há merenda 0,49 0,98 0,64 0,98 0,66
há transporte 0,06 0,33 0,21 0,59 0,81
Índice de instalações das salas de aula
salas são iluminadas 0,97 0,88 0,99 0,87 0,94
salas são arejadas 0,99 0,99 0,95 0,99 0,99
volume de ruídos é prejudicial -0,64 -0,17 -0,61 -0,43 -0,75
Índice de mobiliário das salas de aula
há carteira para todos os alunos 0,28 0,13 0,76 -0,31 0,43
professor dispõe de mesa 0,81 0,76 0,97 0,82 0,99
professor dispõe de armário 0,91 0,97 0,67 0,89 0,28
Índice de conservação das salas de aula
carteiras estão em boas condições 0,86 0,80 0,74 0,87 0,81
quadro de giz em boas condições 0,90 0,63 0,90 0,89 0,83
mesa e/ou armário em boas condições 0,82 0,90 0,95 0,76 0,97
FONTE: Elaboração própria com a utilização dos dados UFMG/CEDEPLAR (2005)
Além do fator de infra-estrutura relacionado à escola foi necessário criar a variável
tamanho médio da turma por série e por escola. A utilização da variável tamanho médio das
turmas por escola, e não a nível de turma, pode ser justificada perante o resultado de escolas
com poucas turmas, conforme pode ser observado nas TAB. 12 e 13. Estas tabelas mostram
que o número de professores por escola é pequeno, de forma que em 50% das escolas, as
séries apresentam 2, 3 ou 4 professores, indicando a existência de escolas com poucas turmas.
Outra justificativa para a criação da variável tamanho médio da turma por escola foi a não
coincidência entre a turma presente nas provas, nos questionários e na ficha A do aluno.
Então, o pressuposto adotado foi o de que os dados referentes à turma provenientes da ficha A
são os mais confiáveis, uma vez que não foram preenchidos pelos alunos e consideram
aqueles que faltaram à aula no dia da prova. Uma outra variável criada foi o percentual de
professores com curso superior por série e por escola.